Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57522
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise da prática pedagógica através do cinema comentado na educação escolar: um diálogo possível para o ensino da história e cultural afro-brasileira
Autor(es): Simone Marta dos Santos Soares
primer Tutor: Jerry Adriani da Silva
Resumen: Esta análise pedagógica tem como foco o desafio de educar para as relações étnico-raciais, trazendo para dentro da escola a temática do racismo, do preconceito e discriminação racial, de modo a provocar importantes discussões sobre o tema, como também incentivando práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade étnico-racial e cultural da sociedade brasileira. A aprovação da Lei 10.639/2003 outorga a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, além disso demanda repensar as ações pedagógicas no espaço escolar e no currículo. Essa Lei combate as sub-representações e os estereótipos vividos pela população negra ao longo da história brasileira. Sua efetivação na sala de aula exige formar um novo perfil de docentes e discentes a fim de que, no processo de reflexão sobre o “eu” e o “outro”, eles se apropriem de conhecimentos necessários para questionar a pedagogia excludente que ainda existe nas escolas. A presente proposta pedagógica propõe o cinema comentado como fonte de análise e pesquisa na perspectiva dos estudos culturais dos docentes e discentes, voltado para o ensino de história, cultura afrobrasileira e africana na educação escolar, no qual compreende-se a importância de discutir os processos de construção de uma identidade negra positiva. Com o intuito de verificar como a representação do “eu” e do “outro”, nesse caso o negro, se manifestam no ambiente escolar, realizamos uma análise dialogando com o filme “Vista a minha pele”
Abstract: This pedagogical analysis focuses on the challenge of educating for ethnic-racial relations, bringing into the school the subject of racism, prejudice and racial discrimination, to cause important discussions on the topic, as well as encouraging teaching practices that promote respect for ethnic, racial and cultural diversity of Brazilian society. The approval of Law 10.639 / 2003 granting the compulsory teaching of history and african-Brazilian culture and African in basic education also demand to rethink the educational activities within the school and the curriculum. This law fights sub-representations and stereotypes experienced by the black population throughout Brazilian history. Its effectiveness in the classroom requires forming a new profile of teachers and students so that, in the reflection process on the "I" and the "other", they take ownership of knowledge to question the exclusionary pedagogy that still exists in schools. This pedagogical proposal proposes cinema commented as a source of analysis and research from the perspective of cultural studies teachers and students for teaching history, african-Brazilian culture and African in school education, in which we understand the importance of discussing the construction process in a positive black identity. In order to verify how the representation of the "I" and the "other", in this case black, manifest themselves in the school environment, we performed an analysis in dialogue with the film "View my skin."
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57522
Fecha del documento: 9-abr-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Simone Mrta dos Santos.pdf500.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons