Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57525
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Dificuldades na consolidação da Lei 10.639/2003 - um olhar sobre a realidade de duas escolas
Autor(es): Ricardo Tadeu de Souza
Primeiro Orientador: Patrícia Maria de Souza Santana
Primeiro membro da banca : Marcilene da Silva
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões em torno das dificuldades de consolidação da Lei 10639/03 no interior das escolas públicas. Para tais reflexões, parto de minhas observações e vivências enquanto homem negro e professor de uma escola pública estadual e gestor de uma escola pública municipal de Contagem – MG. Procurei apresentar minhas observações do cotidiano escolar a luz das relações étnico-raciais e dialogando com alguns autores que tratam das questões da identidade negra, racismo e desigualdades raciais no Brasil. Compreendo que as dificuldades na implementação da Lei estão associadas, ainda, às formas como as pessoas percebem o racismo na sociedade brasileira, ou seja, ainda ancorada no mito da democracia racial. Aliado a isso também existe uma acomodação por parte dos profissionais da educação que não promovem ações efetivas de inserção da temática afro-brasileira nos currículos e apresentam como possiblidade de cumprimento da lei o que chamo de “pedagogia de eventos”. São realizadas ações pontuais em determinadas datas e isso já é considerado suficiente para muitas escolas. No final do texto apresento algumas possibilidades de ações para a real implementação da lei nas escolas em que atuo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57525
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

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