Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Patrícia Maria de Souza Santana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7752648150929267 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcilene da Silva | pt_BR |
dc.creator | Ricardo Tadeu de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T14:45:08Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T14:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57525 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões em torno das dificuldades de consolidação da Lei 10639/03 no interior das escolas públicas. Para tais reflexões, parto de minhas observações e vivências enquanto homem negro e professor de uma escola pública estadual e gestor de uma escola pública municipal de Contagem – MG. Procurei apresentar minhas observações do cotidiano escolar a luz das relações étnico-raciais e dialogando com alguns autores que tratam das questões da identidade negra, racismo e desigualdades raciais no Brasil. Compreendo que as dificuldades na implementação da Lei estão associadas, ainda, às formas como as pessoas percebem o racismo na sociedade brasileira, ou seja, ainda ancorada no mito da democracia racial. Aliado a isso também existe uma acomodação por parte dos profissionais da educação que não promovem ações efetivas de inserção da temática afro-brasileira nos currículos e apresentam como possiblidade de cumprimento da lei o que chamo de “pedagogia de eventos”. São realizadas ações pontuais em determinadas datas e isso já é considerado suficiente para muitas escolas. No final do texto apresento algumas possibilidades de ações para a real implementação da lei nas escolas em que atuo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Mito da democracia racial | pt_BR |
dc.subject | Atuação de professores | pt_BR |
dc.title | Dificuldades na consolidação da Lei 10.639/2003 - um olhar sobre a realidade de duas escolas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Tadeu.pdf | 315.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License