Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Patrícia Maria de Souza Santanapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7752648150929267pt_BR
dc.contributor.referee1Marcilene da Silvapt_BR
dc.creatorRicardo Tadeu de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T14:45:08Z-
dc.date.available2023-08-07T14:45:08Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57525-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões em torno das dificuldades de consolidação da Lei 10639/03 no interior das escolas públicas. Para tais reflexões, parto de minhas observações e vivências enquanto homem negro e professor de uma escola pública estadual e gestor de uma escola pública municipal de Contagem – MG. Procurei apresentar minhas observações do cotidiano escolar a luz das relações étnico-raciais e dialogando com alguns autores que tratam das questões da identidade negra, racismo e desigualdades raciais no Brasil. Compreendo que as dificuldades na implementação da Lei estão associadas, ainda, às formas como as pessoas percebem o racismo na sociedade brasileira, ou seja, ainda ancorada no mito da democracia racial. Aliado a isso também existe uma acomodação por parte dos profissionais da educação que não promovem ações efetivas de inserção da temática afro-brasileira nos currículos e apresentam como possiblidade de cumprimento da lei o que chamo de “pedagogia de eventos”. São realizadas ações pontuais em determinadas datas e isso já é considerado suficiente para muitas escolas. No final do texto apresento algumas possibilidades de ações para a real implementação da lei nas escolas em que atuopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectMito da democracia racialpt_BR
dc.subjectAtuação de professorespt_BR
dc.titleDificuldades na consolidação da Lei 10.639/2003 - um olhar sobre a realidade de duas escolaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Tadeu.pdf315.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons