Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57601
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A aula de história e o cinema de animação: propaganda política e a manipulação ideológica nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial
Autor(es): Carlos Renato de Santana
Primeiro Orientador: Carmem Lúcia Eiterer
Primeiro membro da banca : Amarilis Coelho Coragem
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre as possibilidades do uso do cinema nas aulas de História, a partir das experiências obtidas com o uso de três desenhos animados produzidos pelos Estúdios Walt Disney no contexto da Segunda Guerra Mundial. Através destes materiais audiovisuais, entendidos como fontes históricas, meninos e meninas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tancredo Phídeas Guimarães discutiram sobre as possibilidades do uso político e ideológico do Cinema, debatendo e problematizando aspectos estéticos e narrativos, indicando ser favorável a estratégia de utilização de desenhos animados para trabalho disciplinar.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57601
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Renato de Santana.pdf2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons