Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57603
Type: Monografia (especialização)
Title: Cinema com os pais: estímulo ao uso do audiovisual no processo educacional e na aproximação entre família e escola
Authors: Antônio Cássio de Oliveira
First Advisor: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
First Referee: Célia Abicalil Belmiro
Abstract: No segundo semestre do ano de 2014, desenvolvemos na Escola Municipal Maria da Assunção de Marco, um trabalho de intervenção pedagógica relacionando o cinema à educação. Este trabalho relata e analisa essa experiência. Com o intuito de estimular o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica, foram feitas algumas exibições de filmes no auditório da escola, no período noturno, destinadas aos alunos e também aos seus familiares. A extensão das atividades aos pais dos educandos teve o objetivo de mostrar-lhes que o cinema pode ser de grande valia no processo educacional e também o de promover a aproximação entre família e escola. Antes de iniciar as apresentações dos filmes os pais dos alunos receberam um questionário no qual manifestaram algumas de suas opiniões sobre o uso do cinema na escola. As exibições de filmes aconteceram nos meses de outubro, novembro e dezembro. Todas as sessões foram comentadas, isto é, foi promovido, após as exibições, debate sobre o filme e os temas nele tratados. Como atividade complementar, fizemos apresentações de filmes, nos horários regulamentares das aulas, destinadas aos alunos e para as quais, além do comentário oral, elaboramos questionário escrito. A frequência nas sessões destinadas aos pais foi pequena, mas, ainda assim, foi possível constatar aspectos positivos das mesmas. Embora de forma lenta, houve aumento no número de participantes durante o transcorrer das atividades. Todos que estiveram presentes manifestaram-se de forma positiva em relação ao uso do cinema na escola e sobre suas participações no projeto. Isso pôde ser constatado através de declarações escritas, de manifestações orais e também por observação das atitudes dos participantes. O caráter social, no que tange ao relacionamento entre os familiares, bem como a aproximação entre pais e escola, também merece ser ressaltado. Foi fácil perceber a pouca familiaridade dos participantes com o cinema, mas foi possível sentir que as atividades com o audiovisual nas escolas podem, mesmo que de forma lenta, serem aceitas e reconhecidas pelos pais. Ao final das atividades, os pais que tiveram uma participação regular no desenvolvimento das mesmas já visualizavam, com alguma clareza, a associação entre cinema e educação.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57603
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antônio Cássio de Oliveira.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons