Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57637
Type: Tese
Title: Os dias contados: o artista terminal, a pandemia oitentista e o anúncio da contemporaneidade
Other Titles: On borrowed times: the parting artist, the eighties pandemic and the contemporaneity announcement
Authors: José Roberto Schneedorf Ferreira da Silva
First Advisor: Maria Angélica Melendi de Biasizzo
First Referee: Sebastião Brandão Miguel
Second Referee: Fabio dos Santos Morais
Third Referee: Rodrigo Freitas Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee4: Ricardo Henrique Ayres Alves
Abstract: Durante e a partir da matricial década de 1980, um corpo considerável de obras de arte foi produzido sob o impacto da crise de HIV/AIDS, tendo a disseminação daquela pandemia como motriz e enunciado, posto o grande número de artistas surpreendidos pelo próprio diagnóstico, já nas primeiras ondas da enfermidade. Que significavam primeiras perdas, pela letalidade absoluta, conclusiva de deteriorações físicas impressionantes, inclinadas ao calvário público. A superação criativa e a persistência criadora, nessas circunstâncias, projetam para os fazeres da contemporaneidade modelos originais de discurso visual, inscritos nas primeiras pessoas do singular ou do plural, e emulados por sentidos de urgência e de memória, testamentários além de testemunhais. Parte deles, combativa; outra parte, afetiva. Muitas vezes ambas. A reação imediata da arte ao vírus que a sequestra se divide: de um lado, elevam-se inéditas produções com sentido de luto de si, habilitando como matrizes produtivas, plenas para a erudição da arte, a despedida, o afeto e a autobiografia, com a autoficção a reboque, expressadas em um processo interpretado, aqui, como raiz de desmuro ou ampliação de campos, linguagens e visibilidades para a redação confessional, para a carta íntima – que se torna, além de pública, também plástica, gráfica e cênica. De ou tro lado, renovam-se articulações coletivas de produção, inserção e circulação expositiva, direcionadas ao autossustento comunal, à atenção pública e à resistência aos agentes reguladores de subsistências possíveis. Tomados ambos os gatilhos prospectivos, e suas combinações, a argumentação se construirá nas relações entre obras e relatos das vivências dos artistas, quando mutuamente contaminados. E destes com o período, que nos lega em todos os seus ganchos: históricos, culturais, econômicos, visuais, sensíveis – como se provará à maneira de alinhavo conceitual. E também formal: combinando e entretecendo sujeitos, objetos e fatos ao sistema teórico, como numa colcha de retalhos. Ou como em consecutivos blocos de associação e recorte temático, fruindo ícones e iconografias geracionais e/ou exercitáveis, a exemplo das Guerras Culturais e das Guerras Sexuais; das escrituras de Jacó, seu anjo e seus anúncios de virada dos tempos; de figuras da manifesta inspiração oitentista, em especial o poeta Arthur Rimbaud e o escritor William Burroughs; e da gráfica reprodutível, da boa pirataria, da performatização arte/vida, da captura fotográfica e videográfica; entre demais sistemas comparados de viralidade oratória com orgânica. Ressai, de todo esse fértil conjunto, desse ambiente recuperativo e celebrativo de um período intenso e marcadamente patrimonial para a arte atual, a ideia plural de territorialidade, tanto em seus sentidos geográficos quanto nos ideológicos: as perdas de lugares, as fugas de lugares, as convergências de lugares, as invenções de lugares. Desde os do corpo até os dos costumes, por internacionalização, aqueles dias, quando contados pelos seus, contam os mais variados formatos de desterros.
Abstract: During and from the 1980’s provoke onwards, an artworks significant collection was produced under the HIV/AIDS crisis impact, with the pandemic exponentiation as a motive and statement, considered the large quota of artists surprised by the their own diagnosis at the disease first waves. Which meant first losses, due to the absolute lethality, conclusive to an impressive physical deterioration, inclined to public calvary. The creative overcoming as well as the creator persistence, in such circumstances, projects original models of visual discourse to contemporaneity practices, inscribed in the first person singular or plural, and emulated by urgency and remembrance senses, testamentary as well as testimonial. Some part combative, some affective; often both at the same time. The art immediate reaction to the virus that kidnaps it is divided: on the one hand, unprecedented productions are raised with a sense of self-grief, enabling farewell, affection and plastic autobiography as full productive matrices for the art reading, with autofiction as an integral aspect, expressed through a process here supported as a kind of disruption basis, or even art grounds, languages and visibilities expansion methods for confessional writing, for the intimate letter – which becomes, in addition to being public, also being visual arts, graphics and scenic performances. On the other hand, collective articulations of art exhibition’ production, insertion and circulation are renewed, aimed at communal self-support, at public attention and at resistance to regulatory agents of possible subsistence. Taking both prospective sources, and its combinations, the statement will be formulate from the connections between the artworks and the reports of the artists' experiences, when mutually contaminated. And of these with the historical reference period, which in all its clinchers bequeathed to us: historical, cultural, economic, visual, sensorial – as will be proved on a conceptual basting way. Also formal as well: merging with the theoretical system, and basting on it, these artists and those facts, this subjects and those objects, as if they were scraps for a patchwork quilt. Or if they provide sequentassociation blocks, by some cut up method, carrying generational and/or exercisable icons and iconographies, like the Culture Wars and the Sexual Wars; like Jacob Scriptures, with his angel and their times advance announcements; like obvious inspiration figures to the 1980’s, especially the poet Arthur Rimbaud and the writer William Burroughs; and like the reproducible prints, the good piracy, the art/life performance skills and approaches, the photographic and videocaptures; among other compared structures, between viral oratory and organic virality. Of all this fertile data set, all this recuperative and celebratory scope of an intense period, markedly patrimonial for current art, highlight out the plural idea of territoriality, both in its geographical and ideological senses: the place losses, the place escapes, the place convergences, the place creations. From those of the body to those of customs, due to globalization, those days, when counted by their own beings, toldt he most varied retreat sorts.
Subject: Criação (Literária, artística, etc.)
AIDS (Doença) e arte
COVID-19 Pandemia, 2020
Morte
Morte na arte
Arte moderna - Séc. XX-XXI
Arte - Aspectos sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57637
Issue Date: 30-Jun-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE__OS_DIAS_CONTADOS_José_Schneedorf_2019665500.pdf31.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons