Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57673
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de figuras tridimensionais no 6º ano do ensino fundamental: contribuições do modelo de Van Hiele
Título(s) alternativo(s): The teaching of three-dimensional figures in the 6th year of elementary school: contributions from the Van Hiele model
Autor(es): Sidnei Huebert Dos Santos
Roselene Alves Amâncio
Resumo: O presente artigo é parte do trabalho de conclusão de um curso de especialização que visou analisar as contribuições de uma sequência de atividades, fundamentada no modelo de Van Hiele, para o desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte. As atividades foram desenvolvidas de forma que os estudantes fizessem explorações de objetos e desenhos que representavam figuras geométricas tridimensionais e comunicassem suas ideias, por escrito e oralmente, com e para seus colegas e também para o professor. Os estudantes tiveram liberdade de se expressarem usando suas palavras de modo que os conceitos e termos geométricos foram sendo construídos e refinados ao longo da aplicação da sequência de atividades. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de anotações realizadas em diário de campo contendo as descrições e as impressões sobre o desenvolvimento das tarefas, registros dos estudantes, fotografias e filmagens das aulas. As análises nos permitem afirmar que os estudantes avançaram na aprendizagem da Geometria, sendo que vários nos deram indícios de terem avançado do nível de visualização para o nível de análise.
Abstract: This paper is a part of the work to finish a specialization course that aimed to analyze the contributions of a sequence of activities, of Van Hiele model’s based , for the development of the geometric thinking of sixth grade students at an Belo Horizonte city public school . These activities were developed in such a way that students have explored objects and drawings that represented three-dimensional geometric figures and communicated their ideas, writing and orally, with and to their colleagues and also to the teacher. Students were free to express themselves using their words so that geometric concepts and terms were being constructed and refined throughout the application of the sequence of activities. The research data have been collected through notes made in a field’s diary containing descriptions and impressions about the development of the tasks, student records, photographs and video footage of the classes. The analyzes allow us to assum that the students have advanced in Geometry’s learning , and several of them have given us evidence that they have advanced from the visualization level to the analysis level.
Assunto: Educação básica
Matemática
Geometria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p161-181
URI: http://hdl.handle.net/1843/57673
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/51750
metadata.dc.relation.ispartof: Ensino Da Matemática Em Debate
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