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http://hdl.handle.net/1843/57676
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A emergência pedagógica das relações raciais na escola |
Autor(es): | Giovanna Cristina Gomes Ferreira |
Primeiro Orientador: | Ana Amélia Laborne |
Resumo: | Este presente trabalho visa discutir a invisibilidade da lei 10.639/03 na escola. A gestão da educação, quando pensada numa perspectiva democrática, nos revela a necessidade de pensarmos uma escola que se caracterize não somente pelo gestor, mas que considere principalmente, a participação de todos os envolvidos, numa possibilidade de vivência e aprendizado da democracia. Desde 2003, a lei nº10.639 determina a obrigatoriedade da inclusão do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio no Brasil, públicas e particulares; mas, o que podemos perceber não é exatamente isso. Existe o despreparo da escola em lidar com a Educação das Relações étnico raciais, muitas vezes dominadas pelo fruto de determinadas relações de denominações historicamente construídas. São barreiras que impedem a escola em adquirir maior autonomia no entendimento das questões raciais no Brasil, podendo ser interpretadas à luz de uma sociologia das ausências. Para essa situação de invisibilidade da temática racial nas escolas, estamos, produzindo sociologias das emergências que buscam trazer à tona tudo que é intencionalmente submerso, e, fazer com que a escola insira uma real pedagogia das questões raciais. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57676 |
Data do documento: | 9-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
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