Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Amélia Labornept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2282649767551231pt_BR
dc.creatorGiovanna Cristina Gomes Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-10T12:25:44Z-
dc.date.available2023-08-10T12:25:44Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57676-
dc.description.resumoEste presente trabalho visa discutir a invisibilidade da lei 10.639/03 na escola. A gestão da educação, quando pensada numa perspectiva democrática, nos revela a necessidade de pensarmos uma escola que se caracterize não somente pelo gestor, mas que considere principalmente, a participação de todos os envolvidos, numa possibilidade de vivência e aprendizado da democracia. Desde 2003, a lei nº10.639 determina a obrigatoriedade da inclusão do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio no Brasil, públicas e particulares; mas, o que podemos perceber não é exatamente isso. Existe o despreparo da escola em lidar com a Educação das Relações étnico raciais, muitas vezes dominadas pelo fruto de determinadas relações de denominações historicamente construídas. São barreiras que impedem a escola em adquirir maior autonomia no entendimento das questões raciais no Brasil, podendo ser interpretadas à luz de uma sociologia das ausências. Para essa situação de invisibilidade da temática racial nas escolas, estamos, produzindo sociologias das emergências que buscam trazer à tona tudo que é intencionalmente submerso, e, fazer com que a escola insira uma real pedagogia das questões raciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociologia das ausências e das emergênciaspt_BR
dc.titleA emergência pedagógica das relações raciais na escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovanna Cristina Gomes Ferreira.pdf3.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons