Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lilian Cristina Bernardo Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1510813828334016 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Natalino Neves da Silva | pt_BR |
dc.creator | Priscila Sales Geraldo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T13:03:24Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T13:03:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57680 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende identificar a discriminação racial entre alunos/as de duas escolas públicas, sendo uma na rede municipal de Contagem e a outra na rede municipal de Belo Horizonte, e dissertar sobre uma intervenção pedagógica contrária a esta prática. Neste trabalho, vou me ater às intervenções propostas pelo Curso de Especialização em Políticas para a Promoção da Igualdade Racial nas Escolas/EPPIR. Das diversas práticas que aprendi no Curso, eu usarei a que considerei mais significativa, baseada no documentário “Vista a minha pele”. Assim, o presente trabalho propõe diagnosticar o contexto do racismo nas escolas e apresentar uma intervenção em sala de aula para a mudança das naturalizações de cunho étnico racial. O trabalho se divide em três partes. No primeiro capítulo: “O Racismo na Sociedade Brasileira”, aponto dados quantitativos que demonstram que a sociedade brasileira é permeada pela desigualdade racial. No segundo capítulo: “O Racismo na Escola” mostro como o racismo está presente nas escolas e apresento uma intervenção pedagógica, por mim desenvolvida, para trabalhar a temática racial em sala de aula. Por último, apresento as considerações finais a partir da reflexão da prática pedagógica pensada e realizada por mim em sala de aula e os dados quantitativos acerca da desigualdade racial no Brasil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Intervenções pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O racismo na sociedade e intervenções pedagógicas para a promoção da igualdade racial nas escolas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Priscila Sales Geraldo.pdf | 865.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License