Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57689
Tipo: Dissertação
Título: Leitura de textos e oportunidades de aprendizagem em ciências nos anos iniciais no ensino fundamental
Autor(es): Samantha Maia Meireles
primer Tutor: Danusa Munford
Segundo Tutor: Maria Zélia Versiani Machado
Resumen: O objetivo desse trabalho foi investigar como oportunidades de aprendizagem foram construídas durante a leitura de livros de não ficção durante aulas de ciências em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, partimos do conceito de leitura eferente e estética e, para descrever como participantes possibilitavam essas diferentes formas de leitura, utilizei elementos teórico-metodológicos da Etnografia em Educação, como a Microetnografia e a Análise do Discurso aplicadas à Educação em Ciências. Nosso estudo está inserido em um projeto de pesquisa mais amplo, que acompanhou uma mesma turma de uma escola pública federal ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Nossas análises têm como foco três situações de leitura de livros de teor informativo que ocorreram em diferentes momentos neste período de duração do projeto. A coleta de dados envolveu gravações em áudio e vídeo, escrita de caderno de campo e coleta de artefatos. Os resultados desta pesquisa apresentam casos expressivos em torno de “frame clashes” e indicam que leitura eferente e estética participaram da construção de oportunidades de aprendizagem em ciências. Participantes apoiaram-se de forma particular e inesperada em elementos narrativos e em antropomorfização para realizar deslocamentos entre leitura eferente e estética. Esse estudo aponta a importância de se criar espaços para contra leituras de crianças e do diálogo coletivo em torno de textos em aulas de ciências nos anos iniciais. Finalmente, evidenciam-se: i) o potencial de livros de não ficção no ensino de ciências; ii) o papel da leitura estética e eferente na construção de oportunidades de aprendizagem em ciências; iii) o papel das relações professora-criança e entre crianças em leitura eferente e estética.
Abstract: The aim of this work was to investigate how learning opportunities have been constructed during reading sessions of nonfiction books in science classes by students and teacher in an elementary classroom. In the light of the distinction between efferent and aesthetic reading, we described how participants adopted them using elements of educational ethnography such as micro ethnography and discourse analysis applied to science education. Our study is part of a longitudinal research study that investigate early years of the same fundamental classroom. The analytic process of this work focus on three reading situations of texts with informative content that had been performed during the period of that large project. The data comprises video and audio records, artefacts and field notes. The results of this research present telling cases related to frame clashes and indicate that both efferent and aesthetic reading was evocated during the construction of learning opportunities in science classes. Based in narrative elements and anthropomorphising participants promoted movements between efferent and aesthetic while reading texts with informative content. This study shows the relevance to create openness to nonexcepted response reading of children and dialogue circles lectures in science classes at early ages. Finally, we point: i) the potential of nonfiction literature books at science teaching, ii) the role of aesthetic and efferent reading during the construction of learning opportunities in science classes and iii) the role of the relationships between teacher-children and between children during efferent and aesthetic reading.
Asunto: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Leitura
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57689
Fecha del documento: 18-dic-2018
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertacao_samantha_maia.pdf4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.