Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Danusa Munfordpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318710710545447pt_BR
dc.contributor.advisor2Maria Zélia Versiani Machadopt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318710710545447pt_BR
dc.creatorSamantha Maia Meirelespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7773586441536592pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-10T15:11:41Z-
dc.date.available2023-08-10T15:11:41Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57689-
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate how learning opportunities have been constructed during reading sessions of nonfiction books in science classes by students and teacher in an elementary classroom. In the light of the distinction between efferent and aesthetic reading, we described how participants adopted them using elements of educational ethnography such as micro ethnography and discourse analysis applied to science education. Our study is part of a longitudinal research study that investigate early years of the same fundamental classroom. The analytic process of this work focus on three reading situations of texts with informative content that had been performed during the period of that large project. The data comprises video and audio records, artefacts and field notes. The results of this research present telling cases related to frame clashes and indicate that both efferent and aesthetic reading was evocated during the construction of learning opportunities in science classes. Based in narrative elements and anthropomorphising participants promoted movements between efferent and aesthetic while reading texts with informative content. This study shows the relevance to create openness to nonexcepted response reading of children and dialogue circles lectures in science classes at early ages. Finally, we point: i) the potential of nonfiction literature books at science teaching, ii) the role of aesthetic and efferent reading during the construction of learning opportunities in science classes and iii) the role of the relationships between teacher-children and between children during efferent and aesthetic reading.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi investigar como oportunidades de aprendizagem foram construídas durante a leitura de livros de não ficção durante aulas de ciências em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, partimos do conceito de leitura eferente e estética e, para descrever como participantes possibilitavam essas diferentes formas de leitura, utilizei elementos teórico-metodológicos da Etnografia em Educação, como a Microetnografia e a Análise do Discurso aplicadas à Educação em Ciências. Nosso estudo está inserido em um projeto de pesquisa mais amplo, que acompanhou uma mesma turma de uma escola pública federal ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Nossas análises têm como foco três situações de leitura de livros de teor informativo que ocorreram em diferentes momentos neste período de duração do projeto. A coleta de dados envolveu gravações em áudio e vídeo, escrita de caderno de campo e coleta de artefatos. Os resultados desta pesquisa apresentam casos expressivos em torno de “frame clashes” e indicam que leitura eferente e estética participaram da construção de oportunidades de aprendizagem em ciências. Participantes apoiaram-se de forma particular e inesperada em elementos narrativos e em antropomorfização para realizar deslocamentos entre leitura eferente e estética. Esse estudo aponta a importância de se criar espaços para contra leituras de crianças e do diálogo coletivo em torno de textos em aulas de ciências nos anos iniciais. Finalmente, evidenciam-se: i) o potencial de livros de não ficção no ensino de ciências; ii) o papel da leitura estética e eferente na construção de oportunidades de aprendizagem em ciências; iii) o papel das relações professora-criança e entre crianças em leitura eferente e estética.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextos informativospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleLeitura de textos e oportunidades de aprendizagem em ciências nos anos iniciais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_samantha_maia.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.