Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57721
Type: Monografia (especialização)
Title: A cultura africana na educação infantil - para além dos livros de literatura
Authors: Márcia Aparecida Gomes
First Advisor: Patrícia Maria de Souza Santana
Abstract: Este trabalho trata de uma das possibilidades de implementação da lei 10.639/2003 na educação infantil, envolvendo a linguagem artística plástica e discorrendo sobre as possibilidades e a importância da valorização da cultura e da arte negra para além dos livros de literatura infantil. O objetivo do trabalho é relatar uma prática pedagógica que possibilitou o conhecimento e a valorização de um aspecto da cultura africana, a arte moderna, desenvolvido a partir dos trabalhos do pintor Victor Ekpuk. Tendo em vista a preocupação existente em possibilitar um trabalho com as crianças, que vá além da literatura infantil, apresentamos um breve estudo sobre as crianças e a linguagem artística, a biografia do autor e suas obras, a valorização da cultura africana, para a construção da identidade da criança e a importância do projeto de intervenção desenvolvido visando a essa valorização. Este trabalho apresenta as intervenções realizadas durante um período de atuação junto a turma de crianças de 5 anos, no Anexo José Maria dos Mares Guia, localizado no Bairro Riacho, em Contagem/MG
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57721
Issue Date: 9-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcia Gomes.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons