Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Michele Lopes da Silva Alvespt_BR
dc.contributor.advisor1LattesMichele Lopes da Silva Alvespt_BR
dc.contributor.referee1Ana Amélia Labornept_BR
dc.creatorLucimeire Cordeiro de Sena Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T12:41:28Z-
dc.date.available2023-08-11T12:41:28Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57724-
dc.description.abstractThis academic work addresses the issue of valuation of black identity and the promotion of racial equality in the school environment. The methodology used was the application of an intervention project which uses the analysis, the microscope, the human skin characteristics for addressing ethnic and racial issues, in order to eliminate stereotypes related to black people and improve respect for individual physical qualities of (the) students. The proposal to introduce this practical activity on human skin in a Cultural Show, aimed to share reflections on racism held in the classroom, the school community. Other pedagogical practices, presented in Cultural shows and are very important in this respect, are also assessed according to the principles of valuation of racial diversity. According to the results, it determined the relevance of these educational proposals for the elimination of stereotypes in school and for the development of black identity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico trata da questão da valorização da identidade negra e da promoção da igualdade racial no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a aplicação de um projeto de intervenção que se utiliza da análise, no microscópio, das características da pele humana para a abordagem das questões étnico-raciais, com o objetivo de eliminar os estereótipos relacionados às pessoas negras e melhorar o respeito pelas qualidades físicas individuais dos (as) estudantes. A proposta de apresentar essa atividade prática sobre a pele humana numa Mostra Cultural, teve como finalidade compartilhar as reflexões sobre o racismo, realizadas em sala de aula, com a comunidade escolar. Outras práticas pedagógicas, apresentadas na Mostra Cultural e que se mostraram importantes nesse aspecto, são, também, examinadas de acordo com os princípios da valorização da diversidade racial. De acordo com os resultados obtidos, foi possível constatar a relevância dessas propostas pedagógicas para a eliminação de estereótipos na escola e para a valorização da identidade negra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPelept_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectIgualdade racialpt_BR
dc.titleValorizando a identidade negra na escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucimeire Cordeiro de Sena.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons