Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57724
Type: Monografia (especialização)
Title: Valorizando a identidade negra na escola
Authors: Lucimeire Cordeiro de Sena Guimarães
First Advisor: Michele Lopes da Silva Alves
First Referee: Ana Amélia Laborne
Abstract: Este trabalho acadêmico trata da questão da valorização da identidade negra e da promoção da igualdade racial no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a aplicação de um projeto de intervenção que se utiliza da análise, no microscópio, das características da pele humana para a abordagem das questões étnico-raciais, com o objetivo de eliminar os estereótipos relacionados às pessoas negras e melhorar o respeito pelas qualidades físicas individuais dos (as) estudantes. A proposta de apresentar essa atividade prática sobre a pele humana numa Mostra Cultural, teve como finalidade compartilhar as reflexões sobre o racismo, realizadas em sala de aula, com a comunidade escolar. Outras práticas pedagógicas, apresentadas na Mostra Cultural e que se mostraram importantes nesse aspecto, são, também, examinadas de acordo com os princípios da valorização da diversidade racial. De acordo com os resultados obtidos, foi possível constatar a relevância dessas propostas pedagógicas para a eliminação de estereótipos na escola e para a valorização da identidade negra.
Abstract: This academic work addresses the issue of valuation of black identity and the promotion of racial equality in the school environment. The methodology used was the application of an intervention project which uses the analysis, the microscope, the human skin characteristics for addressing ethnic and racial issues, in order to eliminate stereotypes related to black people and improve respect for individual physical qualities of (the) students. The proposal to introduce this practical activity on human skin in a Cultural Show, aimed to share reflections on racism held in the classroom, the school community. Other pedagogical practices, presented in Cultural shows and are very important in this respect, are also assessed according to the principles of valuation of racial diversity. According to the results, it determined the relevance of these educational proposals for the elimination of stereotypes in school and for the development of black identity.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57724
Issue Date: 9-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucimeire Cordeiro de Sena.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons