Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/57724
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Valorizando a identidade negra na escola |
Autor(es): | Lucimeire Cordeiro de Sena Guimarães |
primer Tutor: | Michele Lopes da Silva Alves |
primer miembro del tribunal : | Ana Amélia Laborne |
Resumen: | Este trabalho acadêmico trata da questão da valorização da identidade negra e da promoção da igualdade racial no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a aplicação de um projeto de intervenção que se utiliza da análise, no microscópio, das características da pele humana para a abordagem das questões étnico-raciais, com o objetivo de eliminar os estereótipos relacionados às pessoas negras e melhorar o respeito pelas qualidades físicas individuais dos (as) estudantes. A proposta de apresentar essa atividade prática sobre a pele humana numa Mostra Cultural, teve como finalidade compartilhar as reflexões sobre o racismo, realizadas em sala de aula, com a comunidade escolar. Outras práticas pedagógicas, apresentadas na Mostra Cultural e que se mostraram importantes nesse aspecto, são, também, examinadas de acordo com os princípios da valorização da diversidade racial. De acordo com os resultados obtidos, foi possível constatar a relevância dessas propostas pedagógicas para a eliminação de estereótipos na escola e para a valorização da identidade negra. |
Abstract: | This academic work addresses the issue of valuation of black identity and the promotion of racial equality in the school environment. The methodology used was the application of an intervention project which uses the analysis, the microscope, the human skin characteristics for addressing ethnic and racial issues, in order to eliminate stereotypes related to black people and improve respect for individual physical qualities of (the) students. The proposal to introduce this practical activity on human skin in a Cultural Show, aimed to share reflections on racism held in the classroom, the school community. Other pedagogical practices, presented in Cultural shows and are very important in this respect, are also assessed according to the principles of valuation of racial diversity. According to the results, it determined the relevance of these educational proposals for the elimination of stereotypes in school and for the development of black identity. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57724 |
Fecha del documento: | 9-abr-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucimeire Cordeiro de Sena.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons