Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57737
Type: Monografia (especialização)
Title: Desafios para implementação da Lei 10.639/03 na escola
Authors: Juciara Antônia Capanema Baía Lima
First Advisor: Cláudia Elizabete dos Santos
First Referee: Shirley Aparecida Miranda
Abstract: Este estudo procurou investigar os desafios que se apresentam à implementação da Lei 10.639/03 em uma escola da rede municipal de educação de Contagem. Adotou-se como abordagem metodológica projetos, pesquisas e um histórico de atividades na expectativa de apontar novas possibilidades de trabalho com a temática étnico-racial, tendo como objetivo melhorar as práticas educativas relacionadas à diversidade cultural presente na escola. A inclusão das práticas antirracistas no currículo escolar possibilita um trabalho de efetivo reconhecimento da valorização da população negra, resgatando a identidade, autoestima dos estudantes, professores (as) e toda a comunidade escolar, mostrando novas perspectivas para extinguir as diferenças sociais existente em nossa sociedade. Conclui-se que os desafios à implementação da Lei 10.639/03 na escola estudada estão relacionados principalmente, a estrutura escolar, a crença no “mito da democracia racial” e a oferta ainda reduzida de formação continuada para os professores.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57737
Issue Date: 9-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juciara Antônia Capanema Baía Lima.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons