Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57743
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância da literatura infantil indígena em sala de aula: construindo uma educação decolonial
Autor(es): Cintia Cardoso da Silva
primer Tutor: Marcelo Chiaretto
primer miembro del tribunal : Alex Fabiani de Brito Torres
Segundo miembro del tribunal: Kleber Mazione Lima Ferreira
Resumen: A presente pesquisa surge de vivencias de uma professora contadora de histórias, que acredita na importância da literatura e de uma educação que respeite a diversidade. Assim, a pesquisa objetivou investigar contribuições de práticas pedagógicas que utilizem a literatura indígena nas leituras em sala de aula para promoção de uma educação decolonial. A pesquisa utilizou como metodologia uma abordagem bibliográfica, onde se propôs a elaboração de duas oficinas para serem propostas a professores. A pesquisa baseou-se nos seguintes teóricos: Neto (2015); por discutir sobre a perspectiva de educação decolonial no contexto amazônico, Danner, Danner, Dorrico (2021), por conceituarem literatura indígena e suas características, Canizares (2019) e Paula e Calderoni (2016), que dialogam sobre a importância de práticas com a literatura indígena em sala de aula. Os resultados apontam que a inserção em sala de aula da literatura infantil indígena para promoção de uma educação decolonial promove uma ruptura com a construção das histórias coloniais que são repassadas através das gerações, visões reproduzidas desde o período colonial. Através do acesso a essa literatura, as criança farão rupturas com as perspectivas coloniais sobre sua história, identidade e cultura, fazendo que reflitam. Conclui-se que a presença de práticas pedagógicas que trabalham a literatura indígena se faz de suma importância, no entanto, sabemos que a várias barreiras para uma educação decolonial, assim é necessário professores dedicados e corajosos, que acreditem em fazer uma nova educação.
Abstract: This research arises from the experiences of a storyteller teacher, who believes in the importance of literature and na education that respects diversity. Thus, the research aimed to investigate contributions of pedagogical pratictices that use indigenous literature in classroom readings to promote a decolonial educacion. The research usead a bibliographical approach as a methodology, where it was proposed the elaboration of two workshops to be prposed to teachers. The reasearch was beased on the following theorists: Neto (2015); for discussing the perspective of decolonial education in the Amazonian contexto, Danner, Danner, Dorrico (2021), for conceptualizing indigenous literature and its characteristics, Canizares (2019) and Paula and Calderoni (2016), who dialogue on the importance of practices with indigenous literature in the classroom. The results indicate that the inclusion of indigenous children’s literature in the classroom to promote a decolonial education promotes a rupture with the constructions of colonial stories that are passed on through generations,visions reproduced since the colonial period. Through access to this literature, children will break winth colonial perspectives on their history, identity and culture, making them reflect. It is concluded that the presence of pedagogical practices that work presence of pedagogical practices that work with indigenous literature is of Paramount literature is of Paramount importance, however, we know that there are several barriers to a decolonial education, so dedicated and courageous teachers are needed, who belivie in creating a new education.
Asunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57743
Fecha del documento: 20-jul-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
projeto de conclusão ufmg.pdfTrabalho de Conclusão pós1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.