Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.referee1Alex Fabiani de Brito Torrespt_BR
dc.contributor.referee2Kleber Mazione Lima Ferreirapt_BR
dc.creatorCintia Cardoso da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751836734565878pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T15:56:29Z-
dc.date.available2023-08-11T15:56:29Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57743-
dc.description.abstractThis research arises from the experiences of a storyteller teacher, who believes in the importance of literature and na education that respects diversity. Thus, the research aimed to investigate contributions of pedagogical pratictices that use indigenous literature in classroom readings to promote a decolonial educacion. The research usead a bibliographical approach as a methodology, where it was proposed the elaboration of two workshops to be prposed to teachers. The reasearch was beased on the following theorists: Neto (2015); for discussing the perspective of decolonial education in the Amazonian contexto, Danner, Danner, Dorrico (2021), for conceptualizing indigenous literature and its characteristics, Canizares (2019) and Paula and Calderoni (2016), who dialogue on the importance of practices with indigenous literature in the classroom. The results indicate that the inclusion of indigenous children’s literature in the classroom to promote a decolonial education promotes a rupture with the constructions of colonial stories that are passed on through generations,visions reproduced since the colonial period. Through access to this literature, children will break winth colonial perspectives on their history, identity and culture, making them reflect. It is concluded that the presence of pedagogical practices that work presence of pedagogical practices that work with indigenous literature is of Paramount literature is of Paramount importance, however, we know that there are several barriers to a decolonial education, so dedicated and courageous teachers are needed, who belivie in creating a new education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa surge de vivencias de uma professora contadora de histórias, que acredita na importância da literatura e de uma educação que respeite a diversidade. Assim, a pesquisa objetivou investigar contribuições de práticas pedagógicas que utilizem a literatura indígena nas leituras em sala de aula para promoção de uma educação decolonial. A pesquisa utilizou como metodologia uma abordagem bibliográfica, onde se propôs a elaboração de duas oficinas para serem propostas a professores. A pesquisa baseou-se nos seguintes teóricos: Neto (2015); por discutir sobre a perspectiva de educação decolonial no contexto amazônico, Danner, Danner, Dorrico (2021), por conceituarem literatura indígena e suas características, Canizares (2019) e Paula e Calderoni (2016), que dialogam sobre a importância de práticas com a literatura indígena em sala de aula. Os resultados apontam que a inserção em sala de aula da literatura infantil indígena para promoção de uma educação decolonial promove uma ruptura com a construção das histórias coloniais que são repassadas através das gerações, visões reproduzidas desde o período colonial. Através do acesso a essa literatura, as criança farão rupturas com as perspectivas coloniais sobre sua história, identidade e cultura, fazendo que reflitam. Conclui-se que a presença de práticas pedagógicas que trabalham a literatura indígena se faz de suma importância, no entanto, sabemos que a várias barreiras para uma educação decolonial, assim é necessário professores dedicados e corajosos, que acreditem em fazer uma nova educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectPraticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação Decolonialpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil indígena em sala de aula: construindo uma educação decolonialpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
projeto de conclusão ufmg.pdfTrabalho de Conclusão pós1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.