Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57787
Tipo: Dissertação
Título: A cultura visual na educação na construção da identidade étnico-racial
Autor(es): Gabriela Guerra de Almeida
primer Tutor: Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
primer Co-tutor: Francisco Ângelo Coutinho
primer miembro del tribunal : José Eustáquio de Brito
Segundo miembro del tribunal: Eliane Castro Vilassanti
Tercer miembro del tribunal: Lúcio Aparecido Moreira
Cuarto miembro del tribunal: Rogério Correia da Silva
Quinto miembro del tribunal: Sandra de Fátima Pereira Tosta
Ana Maria Rabelo Gomes
Resumen: A Cultura Visual vem ganhando importância a partir do século XX com o desenvolvimento da fotografia, do cinema, da televisão e da internet, de forma que as possibilidades de atuação dos indivíduos como emissores e receptores de informação têm se ampliado. Embora o estudo da imagem e das novas mídias dentro da escola venha ganhando relevância, ele acontece ainda de maneira tímida no que diz respeito a sua potencialidade como recurso didático e como forma de expressão. Este trabalho busca apresentar o percurso de uma pesquisa educacional baseada em artes, cujo objetivo central foi compreender como o desenvolvimento da linguagem visual pode contribuir para a construção de identidades em uma perspectiva plural, tendo em vista o tema do pertencimento étnico-racial da população brasileira e o conteúdo conflituoso vinculado às teorias raciais de cunho biológico. Desenvolveu-se uma oficina de artes visuais com estudantes do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Fazenda situada na região metropolitana de Belo Horizonte, na qual se buscou refletir, por meio do estudo da cultura visual, sobre o papel da interdisciplinaridade (ciências da natureza e ciências sociais) na construção das identidades étnico-raciais no Brasil.
Abstract: Visual Culture is becoming increasingly important from the twentieth century with the development of photography, cinema, television and Internet, therefore the possibilities of individuals perform as senders and receivers of information have been expanded. Although the study of the image and new media at school has gain relevance, it still happens very tentatively with regard to its potential as a teaching resource and as a means of expression. This study aims to present the journey of an educational research based on arts, whose main objective was to try to understand how the development of visual language can contribute to the construction of identities in a plural perspective, considering the theme of ethnic and racial origin of Brazilian population and the conflicted content linked to racial theories of biological nature. It was developed a workshop of visual arts with students from elementary and high school in a Farm School located in the metropolitan area of Belo Horizonte, which aimed to reflect, through the study of visual culture on the role of interdisciplinarity (natural sciences and social sciences) in the construction of ethnic and racial identities in Brazil.
Asunto: Educação
Ensino audiovisual
Grupos étnicos
Multiculturalismo
Negros - Identidade racial
Educação - Relações étnicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57787
Fecha del documento: 31-ago-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
gabriela guerra de almeida.pdf92.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons