Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Alberto Oliveira Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887145600907673pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Francisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee1José Eustáquio de Britopt_BR
dc.contributor.referee2Eliane Castro Vilassantipt_BR
dc.contributor.referee3Lúcio Aparecido Moreirapt_BR
dc.contributor.referee4Rogério Correia da Silvapt_BR
dc.contributor.referee5Sandra de Fátima Pereira Tostapt_BR
dc.contributor.referee5Ana Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.creatorGabriela Guerra de Almeidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084212635102309pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T12:28:32Z-
dc.date.available2023-08-14T12:28:32Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57787-
dc.description.abstractVisual Culture is becoming increasingly important from the twentieth century with the development of photography, cinema, television and Internet, therefore the possibilities of individuals perform as senders and receivers of information have been expanded. Although the study of the image and new media at school has gain relevance, it still happens very tentatively with regard to its potential as a teaching resource and as a means of expression. This study aims to present the journey of an educational research based on arts, whose main objective was to try to understand how the development of visual language can contribute to the construction of identities in a plural perspective, considering the theme of ethnic and racial origin of Brazilian population and the conflicted content linked to racial theories of biological nature. It was developed a workshop of visual arts with students from elementary and high school in a Farm School located in the metropolitan area of Belo Horizonte, which aimed to reflect, through the study of visual culture on the role of interdisciplinarity (natural sciences and social sciences) in the construction of ethnic and racial identities in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoA Cultura Visual vem ganhando importância a partir do século XX com o desenvolvimento da fotografia, do cinema, da televisão e da internet, de forma que as possibilidades de atuação dos indivíduos como emissores e receptores de informação têm se ampliado. Embora o estudo da imagem e das novas mídias dentro da escola venha ganhando relevância, ele acontece ainda de maneira tímida no que diz respeito a sua potencialidade como recurso didático e como forma de expressão. Este trabalho busca apresentar o percurso de uma pesquisa educacional baseada em artes, cujo objetivo central foi compreender como o desenvolvimento da linguagem visual pode contribuir para a construção de identidades em uma perspectiva plural, tendo em vista o tema do pertencimento étnico-racial da população brasileira e o conteúdo conflituoso vinculado às teorias raciais de cunho biológico. Desenvolveu-se uma oficina de artes visuais com estudantes do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Fazenda situada na região metropolitana de Belo Horizonte, na qual se buscou refletir, por meio do estudo da cultura visual, sobre o papel da interdisciplinaridade (ciências da natureza e ciências sociais) na construção das identidades étnico-raciais no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectArte negrapt_BR
dc.subjectCultura afrodescendentept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherGrupos étnicospt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismopt_BR
dc.subject.otherNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.titleA cultura visual na educação na construção da identidade étnico-racialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabriela guerra de almeida.pdf92.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons