Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Patrícia Celeste da Silva Delgadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337416546793861pt_BR
dc.creatorMagno Inácio dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T15:55:41Z-
dc.date.available2023-08-14T15:55:41Z-
dc.date.issued2013-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57798-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a participação de uma turma de estudantes do terceiro ano do ensino médio nas atividades do projeto Água em Foco, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho relata a experiência do trabalho desenvolvido numa perspectiva CTS, a qual envolveu os alunos no processo de pesquisa, através de atividades que abrangem os parâmetros de avaliação dos ecossistemas aquáticos. Ao longo de um bimestre os estudantes realizaram atividades propostas na apostila do projeto que incluíam as medidas de pH, oxigênio dissolvido e turbidez da água, presença de coliformes e autodepuração. Num segundo momento foi realizado um trabalho de campo na lagoa da Pampulha, para fazer a coleta de cianobactérias e sua identificação. Em seguida houve a discussão de dois casos de ocorrência de cianobactérias em reservatórios de água e suas implicações no consumo humano. Também foi feita a discussão acerca do processo de poluição da Lagoa da Pampulha- MG/Brasil e a influência no seu ecossistema, em uma audiência junto à câmara dos vereadores de Belo Horizonte. A audiência permitiu aos estudantes falarem sobre a experiência obtida e suas impressões acerca da participação nas atividades realizadas nas aulas de biologia. Para inferir sobre a aprendizagem dos estudantes foi aplicado um questionário semiestruturado depois do término das atividades do bimestre, onde foi possível avaliar as opiniões a respeito das mesmas. Os resultados obtidos através das respostas ao questionário sugerem que a realização de atividades diferenciadas desperta nos alunos maior motivação para os temas das aulas de biologia, levando o aluno a incorporar o conhecimento ao seu dia-a-dia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectÁgua em focopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.titleO ensino de ecologia aquática numa perspectiva CTS: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Magno 22-08 - corrigida.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons