Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57831
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância da literatura afro-brasileira na educação infantil
Autor(es): Izabel Laurentina Quirino de Lima
Primeiro Orientador: Cláudia Elizabete dos Santos
Primeiro membro da banca : Shirley Aparecida Miranda
Resumo: Este trabalho foi realizado por meio da análise de práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Contagem e de Belo Horizonte. A proposta foi investigar como a literatura afro-brasileira contribui para a construção da identidade de crianças de quatro anos matriculadas em uma turma de um Centro Municipal de Contagem (CEMEI) e de crianças de um ano matriculadas em uma turma de uma Unidade Municipal de educação Infantil em Belo Horizonte (UMEI). Este estudo foi originário de inquietações, principalmente de como as crianças constroem suas identidades étnico-raciais desde bem pequenas. As leituras, intervenções e reações das crianças em sala e nos demais espaços da escola demonstraram que, para que a criança tenha uma autoimagem positiva, é preciso que aprenda a conviver com a diversidade étnico-racial e com as diferenças entre os indivíduos em nossa sociedade. Torna-se importante considerar que esta criança, quando chega ao ambiente escolar, já teve contato com outras oportunidades de construção de identidade, não cabendo à escola ignorar este fato e sim identificar suas capacidades e habilidades para construírem sua autoimagem respeitando as diversidades étnico-raciais. A observação iniciou-se em maio de 2014 até dezembro de 2015, apoiada nas orientações da Lei 10.639/03 que delibera a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas brasileiras. Durante o desenvolvimento do plano de ação, durante o ano letivo foram feitas observações no ambiente escolar, oportunizando às crianças condições de construírem uma imagem positiva de si.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57831
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Izabel Laurentina Quirino.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons