Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57831
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dc.contributor.advisor1Cláudia Elizabete dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6917916208993446pt_BR
dc.contributor.referee1Shirley Aparecida Mirandapt_BR
dc.creatorIzabel Laurentina Quirino de Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T14:00:34Z-
dc.date.available2023-08-16T14:00:34Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57831-
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado por meio da análise de práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Contagem e de Belo Horizonte. A proposta foi investigar como a literatura afro-brasileira contribui para a construção da identidade de crianças de quatro anos matriculadas em uma turma de um Centro Municipal de Contagem (CEMEI) e de crianças de um ano matriculadas em uma turma de uma Unidade Municipal de educação Infantil em Belo Horizonte (UMEI). Este estudo foi originário de inquietações, principalmente de como as crianças constroem suas identidades étnico-raciais desde bem pequenas. As leituras, intervenções e reações das crianças em sala e nos demais espaços da escola demonstraram que, para que a criança tenha uma autoimagem positiva, é preciso que aprenda a conviver com a diversidade étnico-racial e com as diferenças entre os indivíduos em nossa sociedade. Torna-se importante considerar que esta criança, quando chega ao ambiente escolar, já teve contato com outras oportunidades de construção de identidade, não cabendo à escola ignorar este fato e sim identificar suas capacidades e habilidades para construírem sua autoimagem respeitando as diversidades étnico-raciais. A observação iniciou-se em maio de 2014 até dezembro de 2015, apoiada nas orientações da Lei 10.639/03 que delibera a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas brasileiras. Durante o desenvolvimento do plano de ação, durante o ano letivo foram feitas observações no ambiente escolar, oportunizando às crianças condições de construírem uma imagem positiva de si.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIdentidades étnico-raciaispt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.titleA importância da literatura afro-brasileira na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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