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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Manifestações de práticas de ensino da dissertação escolar no Instagram: reflexões sobre o ensino de argumentação e o vestibular
Autor(es): Mirian Heloise Pereira da Silva
primer Tutor: Allana Mátar de Figueiredo
primer miembro del tribunal : Junot de Oliveira Maia
Segundo miembro del tribunal: Maria Inês Ghilardi Lucena
Resumen: A fim de compreender como tem se configurado o(s) ensino(s) de textos dissertativos-argumentativos que circula(m) na rede social Instagram, este trabalho centrou-se em propor reflexões sobre as práticas de ensino relativas a esse gênero e como estas se manifestam nessa rede social. Isso porque, nesse espaço, o trabalho direcionado, principalmente, à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em um número expressivo de perfis, é, majoritariamente, pautado em uma lógica mercadológica e utilitarista, como objetivamos expor ao longo da pesquisa. Ao reconhecer a dimensão social e política da prática argumentativa, bem como sua capacidade de fomentar o exercício pleno da cidadania, esse tipo de configuração de ensino pode ser visto como problemático em níveis que transcendem as práticas de letramento. Em relação ao percurso teórico-metodológico, optamos por compreender a língua a partir de uma concepção discursiva e, por isso, estabelecemos diálogos entre alguns princípios da Argumentação, por meio de uma abordagem neorretórica, sociodiscursiva e interacional, e da Linguística Textual. A partir do corpus, concentramo-nos em propor reflexões, principalmente, acerca de um fenômeno de significativa difusão e que tem se cristalizado na realidade educacional brasileira de alunos dos anos finais do Ensino Médio: a oferta de fórmulas textuais, de repertórios socioculturais e argumentos pré- formulados, passíveis de serem aplicados a qualquer tema de redação ofertado, principalmente, pelo ENEM. Para fundamentar a discussão proposta, tomamos como ponto de partida alguns princípios norteadores de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito ao ensino de argumentação e de produções escritas na educação básica, bem como do manual do corretor do ENEM 2020.
Abstract: In order to understand how teaching of dissertative-argumentative texts has been configured on the social media platform Instagram, this study aimed to propose reflections on teaching practices related to this genre and how they manifest themselves on this social network. This is because, in this space, work directed primarily at writing for the National High School Exam (ENEM) on a significant number of profiles is mainly based on a marketing and utilitarian logic, as we aim to expose throughout the research. Recognizing the social and political dimension of argumentative practice, as well as its capacity to promote the full exercise of citizenship, this type of teaching configuration can be seen as problematic at levels that transcend literacy practices. Regarding the theoretical-methodological approach, we chose to understand language from a discursive perspective and thus established dialogues between some principles of Argumentation through a neo-rhetorical, socio-discursive, and interactional approach, and Textual Linguistics. Based on the corpus, we focused on proposing reflections, mainly on a phenomenon of significant diffusion that has crystallized in the Brazilian educational reality of high school students: the offer of textual formulas, socio-cultural repertoires, and pre-formulated arguments, applicable to any writing theme offered, mainly by the ENEM. To substantiate the proposed discussion, we took as a starting point some guiding principles for teaching Argumentation and written productions in basic education, as well as the ENEM 2020 examiner's manual, within the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC).
Asunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57834
Fecha del documento: 27-feb-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

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