Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57866
Tipo: Dissertação
Título: Educação física em diálogo com quilombolas de Divino (MG): expandindo fronteiras do conhecimento na escola
Título(s) alternativo(s): Physical education in dialogue with quilombols from Divino (MG): expanding frontiers of knowledge in school
Autor(es): Diógenes Narciso de Freitas Costa
Primeiro Orientador: Tarcísio Mauro Vago
Primeiro membro da banca : Meily Assbú Linhales
Segundo membro da banca: Kalyla Maroun
Terceiro membro da banca: José Ângelo Garíglio
Quarto membro da banca: José Alfredo Debortoli
Resumo: Este trabalho resulta de uma experiência de ensino-aprendizagem coletiva envolvendo um professor de Educação Física e seus/as estudantes da turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Pedro Paulo Neto, em Divino, MG, no ano de 2022. A indagação que a motivou foi a reflexão sobre presença e ausência de saberes de povos tradicionais na escola e na Educação Física. A partir dela, estabeleceu-se o objetivo de pesquisar, (re)conhecer, acolher e vivenciar práticas corporais de uma comunidade de remanescentes de Quilombolas que pertence à cidade, no distrito de São Pedro de Cima, tomando-as como fonte para o programa de ensino de Educação Física, visando expandir fronteiras de seu conhecimento. Uma Unidade Didática foi então elaborada em conjunto, prevendo 20 aulas para a sua realização, equivalente a um bimestre letivo da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais, que incluíram atividades como pesquisa em bibliotecas da Escola e do Município e em arquivos públicos, documentários, rodas de conversa com outros professores/as, visita à Comunidade Quilombola e conversa com seus habitantes e com gestores de sua Escola, dentre outros. Empregou-se movimentos de uma ‘pesquisa-ação’ para orientar o planejamento da Unidade Didática, com as experiências vividas na preparação coletiva e na realização das aulas, e uma reorientação que se fez necessária durante o percurso, após reflexões geradas a cada aula. É assim um produto do envolvimento e da reflexão de sujeitos de uma escola pública em dedicação a um exercício pedagógico compartilhado. Sua realização trouxe reflexões e sentimentos para o professor e para seus estudantes, com desdobramentos para a comunidade de quilombolas e para a Escola, indicando que é possível e necessário construir o diálogo com as diversas culturas de povos tradicionais presentes na história do Brasil, de modo a expandir e enriquecer o conhecimento da Educação Física.
Abstract: This work results from a collective teaching-learning experience involving a Physical Education teacher and his students 9th grade at Doutor Pedro Paulo Neto State School, in Divino, MG, in 2022. The question that motivated it was the reflection about the presence and absence of traditional people’s knowledge at school and in Physical Education. Based on it, the goal was established to research, (re)recognize, welcome and experience bodily practices of Quilombola remnant Community that belongs to the city, in the district of São Pedro de Cima, taking them as a source for the Physical Education teaching program, aiming to expand frontiers of their knowledge. A Didactic Unit was then elaborated together providing twenty classes for its realization, equivalent to a two-month period of the public school system of the State of Minas Gerais, which included activities such as research in the School and Municipality libraries and in public archives, documentaries, conversation circles with other teachers, visits to the Quilombola Community and conversation with its inhabitants and with managers of their School, among others. Movements of an 'action-research' were used to guide the planning of the Didactic Unit, with the experiences lived in the collective preparation and execution of the classes, and a permanent reorientation during the course, after reflections generated in each class. It is thus a product of the involvement of reflection of subjects from a public school in dedication to a shared pedagogical exercise. Its realization brought reflections and feelings to the teacher and his students, with developments for the Quilombolas Community and the School, indicating that it is possible and necessary to establish dialogue with the several cultures of traditional peoples present in the history of Brazil, in order to expand and enrich the knowledge of Physical Education.
Assunto: Educação física - Estudo e ensino
Escolas
Quilombos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57866
Data do documento: 31-Mai-2023
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