Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tarcísio Mauro Vagopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3671595343974895pt_BR
dc.contributor.referee1Meily Assbú Linhalespt_BR
dc.contributor.referee2Kalyla Marounpt_BR
dc.contributor.referee3José Ângelo Garígliopt_BR
dc.contributor.referee4José Alfredo Debortolipt_BR
dc.creatorDiógenes Narciso de Freitas Costapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9018001604719789pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T21:09:22Z-
dc.date.available2023-08-16T21:09:22Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57866-
dc.description.abstractThis work results from a collective teaching-learning experience involving a Physical Education teacher and his students 9th grade at Doutor Pedro Paulo Neto State School, in Divino, MG, in 2022. The question that motivated it was the reflection about the presence and absence of traditional people’s knowledge at school and in Physical Education. Based on it, the goal was established to research, (re)recognize, welcome and experience bodily practices of Quilombola remnant Community that belongs to the city, in the district of São Pedro de Cima, taking them as a source for the Physical Education teaching program, aiming to expand frontiers of their knowledge. A Didactic Unit was then elaborated together providing twenty classes for its realization, equivalent to a two-month period of the public school system of the State of Minas Gerais, which included activities such as research in the School and Municipality libraries and in public archives, documentaries, conversation circles with other teachers, visits to the Quilombola Community and conversation with its inhabitants and with managers of their School, among others. Movements of an 'action-research' were used to guide the planning of the Didactic Unit, with the experiences lived in the collective preparation and execution of the classes, and a permanent reorientation during the course, after reflections generated in each class. It is thus a product of the involvement of reflection of subjects from a public school in dedication to a shared pedagogical exercise. Its realization brought reflections and feelings to the teacher and his students, with developments for the Quilombolas Community and the School, indicating that it is possible and necessary to establish dialogue with the several cultures of traditional peoples present in the history of Brazil, in order to expand and enrich the knowledge of Physical Education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma experiência de ensino-aprendizagem coletiva envolvendo um professor de Educação Física e seus/as estudantes da turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Pedro Paulo Neto, em Divino, MG, no ano de 2022. A indagação que a motivou foi a reflexão sobre presença e ausência de saberes de povos tradicionais na escola e na Educação Física. A partir dela, estabeleceu-se o objetivo de pesquisar, (re)conhecer, acolher e vivenciar práticas corporais de uma comunidade de remanescentes de Quilombolas que pertence à cidade, no distrito de São Pedro de Cima, tomando-as como fonte para o programa de ensino de Educação Física, visando expandir fronteiras de seu conhecimento. Uma Unidade Didática foi então elaborada em conjunto, prevendo 20 aulas para a sua realização, equivalente a um bimestre letivo da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais, que incluíram atividades como pesquisa em bibliotecas da Escola e do Município e em arquivos públicos, documentários, rodas de conversa com outros professores/as, visita à Comunidade Quilombola e conversa com seus habitantes e com gestores de sua Escola, dentre outros. Empregou-se movimentos de uma ‘pesquisa-ação’ para orientar o planejamento da Unidade Didática, com as experiências vividas na preparação coletiva e na realização das aulas, e uma reorientação que se fez necessária durante o percurso, após reflexões geradas a cada aula. É assim um produto do envolvimento e da reflexão de sujeitos de uma escola pública em dedicação a um exercício pedagógico compartilhado. Sua realização trouxe reflexões e sentimentos para o professor e para seus estudantes, com desdobramentos para a comunidade de quilombolas e para a Escola, indicando que é possível e necessário construir o diálogo com as diversas culturas de povos tradicionais presentes na história do Brasil, de modo a expandir e enriquecer o conhecimento da Educação Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectUnidade Didáticapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subject.otherEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherQuilombospt_BR
dc.titleEducação física em diálogo com quilombolas de Divino (MG): expandindo fronteiras do conhecimento na escolapt_BR
dc.title.alternativePhysical education in dialogue with quilombols from Divino (MG): expanding frontiers of knowledge in schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Diógenes Costa PROEF UFMG.pdf5.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.