Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57913
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Débora Evangelista Lima | pt_BR |
dc.creator | Adriano Rodrigues de Araújo | pt_BR |
dc.creator | Roselene Alves Amâncio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T23:07:18Z | - |
dc.date.available | 2023-08-17T23:07:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1068 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1078 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788598092539 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57913 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de ensino realizada no âmbito do estágio curricular que foi desenvolvida com duas turmas de quintos anos do Ensino Fundamental no Centro Pedagógico da UFMG. Foram trabalhadas medidas de comprimento utilizando unidades de medidas não convencionais e convencionais, por meio de atividades investigativas que eram compostas de partes práticas e teóricas. Assim, as crianças fizeram várias explorações e refletiram sobre o processo realizado. Os registros, as trocas de ideias realizadas durante as atividades e também nos momentos de discussão com toda a turma nos dão fortes evidências de que as crianças avançaram na aprendizagem de medidas de comprimento. Foi possível verificar o potencial de se proporcionar aos alunos um trabalho investigativo, de forma que eles tenham a oportunidade de desenvolver ideias matemáticas, explorando, raciocinando e explicando suas descobertas. Além disso, ficou evidente que as atividades investigativas podem contribuir para um maior envolvimento dos alunos com a sua própria aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Mineiro De Educação Matemática | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Medidas de comprimento | pt_BR |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Pesquisa | pt_BR |
dc.title | O ensino de medidas de comprimento: uma experiência no estágio curricular | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://app.eventmaster.com.br/event/viiiemem/site/embed/ANAIS.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9118-528X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de medidas de comprimento_uma experiência no estágio curricular.pdf | 340.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.