Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57924
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A arte na educação do campo: uma investigação acerca do ensino de artes visuais em uma Escola Família Agrícola
Autor(es): Géssica Braga de Almeida
Primeiro Orientador: Charles Moreira Cunha
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre ensino de artes visuais na Escola Família Agrícola Tabocal, que adota a pedagogia da alternância. Bucou-se analisar como esse mesmo modelo de ensino contempla nas aulas de arte a abordagem da proposta triangular de Ana Mae Barbosa. Essa escola está localizada em São Francisco, região do norte de Minas Gerais e atende jovens rurais de mais de dez municípios vizinhos e baseia- se na proposta da educação do campo. A análise dos dados foi orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) de arte, Currículo Básico Comum (CBC) de arte e a proposta triangular de Ana Mae. Os resultados colhidos e analisados apontaram que é possível desenvolver um trabalho contextualizado na educação das artes visuais, sem perder a funcionalidade da proposta triangular.
Abstract: This paper presents the results of an investigation into the teaching of visual arts in the Family Agricultural School Tabocal, which adopts the pedagogy of alternation. Bucou to analyze how this same model features in teaching art classes approach the triangular proposed Ana Mae Barbosa. This school is located in San Francisco, the northern region of Minas Gerais and serves rural youth over ten neighbors and is based on the proposal of rural education districts. Data analysis was guided by the National Curriculum Parameters (PCNS) Art, Common Basic Curriculum (CBC) Art and the triangular proposed Ana Mae. Collected and analyzed the results showed that it is possible to develop a contextualized work in visual arts education, without losing the functionality of the proposed triangular.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57924
Data do documento: 30-Out-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Gessica.pdf636.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons