Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57942
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Divulgação do uso pacífico da energia nuclear para o público leigo de crianças do ensino básico
Autor(es): Adriana de Souza Medeiros Batista
Marcelo Rodrigues Batista
Divina Lúcia de Souza Medeiros Neder
Resumo: O uso pacífico da energia nuclear, tanto para obtenção de energia segura, quanto em aplicações médicas carece de divulgação entre o público leigo para que o medo não se expresse como risco por falta de conhecimento. Para tanto é válido o esforço de formação entre crianças do Ensino Básico, na instigação ao conhecimento consciente que deverá ser consolidado ao longo de sua trajetória escolar. Assim sendo, no contexto de um projeto de extensão com parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santa Luzia, foi trabalhado entre alunos das escolas públicas o tema “Energia: Conhecer para Entender”, usando como pano de fundo o filme “Monstros S/A” da Disney (2001). No filme os monstros utilizam a energia do grito das crianças, mas as conhecem pouco, considerando-as tóxicas e serve no projeto para estabelecer analogia com o medo da energia nuclear. O projeto foi desenvolvido em vinte e duas escolas públicas da cidade. Atividades em sala de aula, palestras e construção de maquetes foram os instrumentos utilizados para observação da apropriação de conceitos entre os alunos. Os professores responderam a questionário sobre o desenvolvimento das atividades do projeto. Com o desenvolvimento do projeto ficou demonstrada formação de conhecimento crítico quanto ao uso seguro da energia nuclear, por meio de novas correlações voltadas agora a uma comparação plausível com outras fontes de energia. Os professores demonstraram envolvimento com o tema e disposição para abordarem conceitos mais amplos da Ciência e Tecnologia.
Abstract: The peaceful use of nuclear energy, both for secure energy and medical applications, needs to be disseminated among the lay public so that fear is not expressed as risk because of lack of knowledge. For this, it is valid the training effort among children of Basic Education, in the instigation to the conscious knowledge that must be consolidated throughout its school career. Thus, in the context of an extension project with a partnership between the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) and the Municipal Department of Education of the city of Santa Luzia, the theme "Energy: to Know to Understand"using the background of Disney's movie "Monsters S / A" (2001). In the movie the monsters use the energy of the children's cry, but they know them little, considering them toxic and serve in the project to establish analogy with the fear of nuclear energy. The project was developed in twenty-two public schools in the city. Classroom activities, lectures and model construction were the instruments used to observe the appropriation of concepts among students. The teachers answered a questionnaire about the development of the project activities. With the development of the project, it has been demonstrated that critical knowledge on the safe use of nuclear energy is being developed, through new correlations now aimed at a plausible comparison with other sources of energy. Teachers demonstrated involvement with the theme and willingness to address broader concepts of science and technology
Assunto: Energia nuclear
Comunidade e divulgação científica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE ANATOMIA E IMAGEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.452
URI: http://hdl.handle.net/1843/57942
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/452
metadata.dc.relation.ispartof: Brazilian Journal of Radiation Sciences
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação do uso pacífico da energia nuclear para o público leigo de crianças do ensino básico pdfa.pdf627.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.