Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57986
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luciana Resende Allain | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9568290422386369 | pt_BR |
dc.creator | Davidson Rogério Gonçalves Conceição | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T14:06:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21T14:06:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57986 | - |
dc.description.resumo | Existem temas e assuntos trabalhados durante a jornada dos estudantes em sua passagem pela escola que são de grande dificuldade para serem abordados. Temas controversos e polêmicos como a evolução das espécies, em particular a evolução humana figuram como alguns destes. Existe o desafio constante dos educadores em propor novas metodologias, esquemas e planos atraentes que consigam auxiliar em uma melhora do aprendizado dos alunos, que por sua vez, clamam por inovações. O presente estudo é o um relato de experiência da aplicação de uma sequência didática investigativa que procurou abordar o tema da evolução humana, principalmente, e outros conceitos relacionados a evolução dos seres através da utilização do filme: Planeta dos macacos – A origem, lançado no ano de 2011. Esta sequência foi aplicada em cerca 20 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. Observando o filme e o que este pode oferecer de subsídio para os questionamentos, os alunos são convidados a refletir sobre algumas perguntas relacionadas a evolução humana, dentre elas: Somos macacos? Diante da sequência didática montada para a finalidade citada acima, os alunos também tiveram a possibilidade de debater sobre assuntos importantes relacionados ao cotidiano como: uso de animais para pesquisas e racismo; reconhecer conceitos e métodos importantes como a sistemática filogenética, especiação e outros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filmes | pt_BR |
dc.title | O uso do filme Planeta dos macacos - a origem, em uma sequência didática investigativa: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA DAVIDSON.pdf | 286.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License