Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciana Resende Allainpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9568290422386369pt_BR
dc.creatorDavidson Rogério Gonçalves Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T14:06:31Z-
dc.date.available2023-08-21T14:06:31Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57986-
dc.description.resumoExistem temas e assuntos trabalhados durante a jornada dos estudantes em sua passagem pela escola que são de grande dificuldade para serem abordados. Temas controversos e polêmicos como a evolução das espécies, em particular a evolução humana figuram como alguns destes. Existe o desafio constante dos educadores em propor novas metodologias, esquemas e planos atraentes que consigam auxiliar em uma melhora do aprendizado dos alunos, que por sua vez, clamam por inovações. O presente estudo é o um relato de experiência da aplicação de uma sequência didática investigativa que procurou abordar o tema da evolução humana, principalmente, e outros conceitos relacionados a evolução dos seres através da utilização do filme: Planeta dos macacos – A origem, lançado no ano de 2011. Esta sequência foi aplicada em cerca 20 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. Observando o filme e o que este pode oferecer de subsídio para os questionamentos, os alunos são convidados a refletir sobre algumas perguntas relacionadas a evolução humana, dentre elas: Somos macacos? Diante da sequência didática montada para a finalidade citada acima, os alunos também tiveram a possibilidade de debater sobre assuntos importantes relacionados ao cotidiano como: uso de animais para pesquisas e racismo; reconhecer conceitos e métodos importantes como a sistemática filogenética, especiação e outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.titleO uso do filme Planeta dos macacos - a origem, em uma sequência didática investigativa: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA DAVIDSON.pdf286.97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons