Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58007
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Daniel Marchetti Maronezept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1476310948032107pt_BR
dc.contributor.advisor2Vanessa Avelar Cappelle Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5940406244726722pt_BR
dc.creatorÉrica Vitória de Souzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6450203483681763pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T16:40:19Z-
dc.date.available2023-08-21T16:40:19Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58007-
dc.description.abstractThere are many motivations for approaching the theme “Water” in basic education. It is part of the composition of all living beings, enabling the occurrence of biochemical reactions essential to life. Its current scarcity and low quality have negatively affected the lives of many people around the world. The municipality of Itabira (MG) has gone through recurrent drinking water supply problems, and, therefore, this was the motivation for the development of this research. Its objective is to develop an investigative teaching sequence (ITS) on the quality of water in different parts of that city. It also aims to promote the scientific training of high school students. To integrate the ITS, experimental tests of water potability and toxicity were developed by the researcher professor. In these tests, 11 water samples from different parts of the city were analyzed with a commercial potability kit (Alfakit). These samples were also submitted to phytotoxicity tests with lettuce seeds (Lactuca sativa). The proposed investigative teaching activity was evaluated according to the Diagnosis of Elements of Science Teaching by Investigation (DESTI) tool developed and validated by Cardoso and Scarpa (2018). This evaluation showed the potential of the teaching sequence to generate opportunities for students to engage in the practices that the scientific community uses to generate and validate knowledge. data processing, as well as the communication of the results obtainedpt_BR
dc.description.resumoMuitas são as motivações para se trabalhar a temática “Água” na educação básica. Ela faz parte da composição de todos os seres vivos, possibilitando a ocorrência de reações bioquímicas indispensáveis à vida. Sua atual escassez e baixa qualidade também têm impactado negativamente a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. O município de Itabira (MG) passa por recorrentes problemas de abastecimento de água potável, por consequência, essa foi a motivação para o desenvolvimento desta pesquisa. Seu objetivo foi elaborar uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre a qualidade da água de diferentes pontos da referida cidade. Também tem o intuito de promover a formação científica de estudantes do ensino médio. Para integrar a SEI, ensaios experimentais de potabilidade e de toxicidade foram desenvolvidos pela professora pesquisadora. Nesses ensaios, foram analisadas 11 amostras de água de diferentes pontos da cidade com um kit comercial de potabilidade (Alfakit). Essas amostras também foram submetidas a ensaios de fitotoxicidade com sementes de alface (Lactuca sativa). A proposta de atividade de ensino investigativo foi avaliada segundo a ferramenta Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI) elaborada e validada por Cardoso e Scarpa (2018). Esta avaliação evidenciou o potencial da sequência de ensino para gerar oportunidades de engajamento dos alunos nas práticas que a comunidade científica utiliza para gerar e validar conhecimentos., dentre elas: a observação do problema, o levantamento e a testagem das hipóteses, a produção e o processamento dos dados, bem como a comunicação dos resultados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigação, Abordagem CTS, Água, Ensino Médiopt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherCiência, tecnologia e sociedadept_BR
dc.subject.otherÁguapt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleAnálise da potabilidade e da toxicidade de amostras de água da cidade de Itabira (MG) por meio de uma sequência de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCM - Erica Vitoria de Souza - Arquivo final - repositório.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons