Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58007
Type: Dissertação
Title: Análise da potabilidade e da toxicidade de amostras de água da cidade de Itabira (MG) por meio de uma sequência de ensino
Authors: Érica Vitória de Souz
First Advisor: Daniel Marchetti Maroneze
metadata.dc.contributor.advisor2: Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
Abstract: Muitas são as motivações para se trabalhar a temática “Água” na educação básica. Ela faz parte da composição de todos os seres vivos, possibilitando a ocorrência de reações bioquímicas indispensáveis à vida. Sua atual escassez e baixa qualidade também têm impactado negativamente a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. O município de Itabira (MG) passa por recorrentes problemas de abastecimento de água potável, por consequência, essa foi a motivação para o desenvolvimento desta pesquisa. Seu objetivo foi elaborar uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre a qualidade da água de diferentes pontos da referida cidade. Também tem o intuito de promover a formação científica de estudantes do ensino médio. Para integrar a SEI, ensaios experimentais de potabilidade e de toxicidade foram desenvolvidos pela professora pesquisadora. Nesses ensaios, foram analisadas 11 amostras de água de diferentes pontos da cidade com um kit comercial de potabilidade (Alfakit). Essas amostras também foram submetidas a ensaios de fitotoxicidade com sementes de alface (Lactuca sativa). A proposta de atividade de ensino investigativo foi avaliada segundo a ferramenta Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI) elaborada e validada por Cardoso e Scarpa (2018). Esta avaliação evidenciou o potencial da sequência de ensino para gerar oportunidades de engajamento dos alunos nas práticas que a comunidade científica utiliza para gerar e validar conhecimentos., dentre elas: a observação do problema, o levantamento e a testagem das hipóteses, a produção e o processamento dos dados, bem como a comunicação dos resultados.
Abstract: There are many motivations for approaching the theme “Water” in basic education. It is part of the composition of all living beings, enabling the occurrence of biochemical reactions essential to life. Its current scarcity and low quality have negatively affected the lives of many people around the world. The municipality of Itabira (MG) has gone through recurrent drinking water supply problems, and, therefore, this was the motivation for the development of this research. Its objective is to develop an investigative teaching sequence (ITS) on the quality of water in different parts of that city. It also aims to promote the scientific training of high school students. To integrate the ITS, experimental tests of water potability and toxicity were developed by the researcher professor. In these tests, 11 water samples from different parts of the city were analyzed with a commercial potability kit (Alfakit). These samples were also submitted to phytotoxicity tests with lettuce seeds (Lactuca sativa). The proposed investigative teaching activity was evaluated according to the Diagnosis of Elements of Science Teaching by Investigation (DESTI) tool developed and validated by Cardoso and Scarpa (2018). This evaluation showed the potential of the teaching sequence to generate opportunities for students to engage in the practices that the scientific community uses to generate and validate knowledge. data processing, as well as the communication of the results obtained
Subject: Ensino - Biologia
Ciência, tecnologia e sociedade
Água
Ensino médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58007
Issue Date: 26-Aug-2022
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