Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58043
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino em ciências por investigação e educação ambiental: construindo práticas sustentáveis na escola de ensino fundamental
Autor(es): Sandra Fagundes
Primeiro Orientador: Márcia Maria Martins Parreiras
Resumo: Este trabalho, orientado pelos fundamentos da perspectiva de Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), priorizou investigar de que maneira o estudo e a discussão sobre desenvolvimento sustentável, aliados a atividades práticas na escola, podem influenciar a mudança de atitude e comportamentos de estudantes do ensino fundamental, a partir de suas próprias experiências. Para tanto, foi realizado um projeto pedagógico conciliando as práticas do ENCI à temática do Desenvolvimento Sustentável. O projeto foi realizado em uma escola municipal da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, com um grupo de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Ao investigar os problemas ambientais da escola, os estudantes tiveram a chance de diagnosticar, analisar e propor soluções simples, porém, necessárias, para o bem-estar de toda comunidade escolar. O projeto pedagógico foi dividido em 6 etapas:(1ª) Pesquisa de campo. onde cada grupo realizou o levantamento dos problemas ambientais existentes na escola; (2ª) Escolhendo um setor. A escola foi dividida em setores para melhor identificação e proposição de solução aos problemas identificados; (3ª) Buscando soluções. Cada grupo realizou uma atividade pertinente ao setor escolhido para ser apresentada (paródia, dança, teatro e outros); (4ª) Pequenas atitudes, grandes ações. Os grupos fizeram uma análise das atividades desenvolvidas; (5ª) Análise dos resultados; (6ª) Finalizando o projeto. Os alunos realizaram um dia de sensibilização com a participação dos pais e toda a comunidade escolar. Ao desenvolver o projeto ambiental na escola, foi possível constatar a importância de abordar-se a temática de desenvolvimento sustentável sob um viés de ENCI, o qual pareceu possibilitar um maior envolvimento e comprometimento dos estudantes, além de propiciar intervenções concretas no estabelecimento de ensino onde foi desenvolvido.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58043
Data do documento: 6-Dez-2014
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