Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58059
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Meaning does not affect consonant discrimination accuracy or response time in a same-different segment comparison task
Título(s) alternativo(s): O significado não afeta a precisão da discriminação de consoantes ou o tempo de resposta em uma tarefa igual-diferente de comparação de segmentos
Autor(es): Rui Rothe-Neves
Cibelle de Mesquita Duarte
Resumo: This article reports on three studies designed to test whether knowing the meaning of a word can influence the ability to discriminate sounds in it. In a samedifferent paradigm that required overt segmentation, we investigate the ability to compare consonants in the onset position of a pair of one-syllable pseudowords before (pre-test) and after (post-test) a training phase in which we attributed meanings to half of the pseudowords used. Reduced response time and increased accuracy (percentage of correct answers) in the post-tests revealed a training effect in two experiments. Still, there was no difference between pseudowords to which meanings were attributed or not. Conclusion: Knowing the meaning of a word does not influence the ability to discriminate sounds in it.
Abstract: Este artigo relata dois experimentos planejados para testar se o conhecimento do significado de uma palavra pode influenciar a capacidade de discriminar sons nela presentes. Em um paradigma igual-diferente que requer segmentação explícita, investigou-se a capacidade de comparar consoantes na posição de início em uma pseudopalavra monossilábica antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de uma fase de treinamento em que se atribuíram significados a metade das pseudopalavras utilizadas. Em ambos os experimentos, verificou-se efeito de treino na comparação de segmentos com tempo de resposta reduzido e maior precisão (porcentagem de respostas corretas). Ainda assim, não houve diferença entre as pseudopalavras às quais foram atribuídos significados ou não. Conclusão: Saber o significado de uma palavra não influencia na habilidade de discriminar os sons nela contidos.
Assunto: Psicolinguistica
Percepção da fala
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.26.2.13-27
URI: http://hdl.handle.net/1843/58059
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/18282
metadata.dc.relation.ispartof: Caligrama: revista de estudos românicos
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