Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRui Rothe-Nevespt_BR
dc.creatorCibelle de Mesquita Duartept_BR
dc.date.accessioned2023-08-22T14:32:01Z-
dc.date.available2023-08-22T14:32:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage13pt_BR
dc.citation.epage27pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.26.2.13-27pt_BR
dc.identifier.issn2238-3824pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58059-
dc.description.abstractEste artigo relata dois experimentos planejados para testar se o conhecimento do significado de uma palavra pode influenciar a capacidade de discriminar sons nela presentes. Em um paradigma igual-diferente que requer segmentação explícita, investigou-se a capacidade de comparar consoantes na posição de início em uma pseudopalavra monossilábica antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de uma fase de treinamento em que se atribuíram significados a metade das pseudopalavras utilizadas. Em ambos os experimentos, verificou-se efeito de treino na comparação de segmentos com tempo de resposta reduzido e maior precisão (porcentagem de respostas corretas). Ainda assim, não houve diferença entre as pseudopalavras às quais foram atribuídos significados ou não. Conclusão: Saber o significado de uma palavra não influencia na habilidade de discriminar os sons nela contidos.pt_BR
dc.description.resumoThis article reports on three studies designed to test whether knowing the meaning of a word can influence the ability to discriminate sounds in it. In a samedifferent paradigm that required overt segmentation, we investigate the ability to compare consonants in the onset position of a pair of one-syllable pseudowords before (pre-test) and after (post-test) a training phase in which we attributed meanings to half of the pseudowords used. Reduced response time and increased accuracy (percentage of correct answers) in the post-tests revealed a training effect in two experiments. Still, there was no difference between pseudowords to which meanings were attributed or not. Conclusion: Knowing the meaning of a word does not influence the ability to discriminate sounds in it.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCaligrama: revista de estudos românicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSpeech perceptionpt_BR
dc.subjectPhoneme discriminationpt_BR
dc.subjectSegmentationpt_BR
dc.subjectPsycholinguisticspt_BR
dc.subject.otherPsicolinguisticapt_BR
dc.subject.otherPercepção da falapt_BR
dc.titleMeaning does not affect consonant discrimination accuracy or response time in a same-different segment comparison taskpt_BR
dc.title.alternativeO significado não afeta a precisão da discriminação de consoantes ou o tempo de resposta em uma tarefa igual-diferente de comparação de segmentospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/18282pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8896-8862pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0988-926Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.