Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58059
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rui Rothe-Neves | pt_BR |
dc.creator | Cibelle de Mesquita Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T14:32:01Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22T14:32:01Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.volume | 26 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 13 | pt_BR |
dc.citation.epage | 27 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.26.2.13-27 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-3824 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58059 | - |
dc.description.abstract | Este artigo relata dois experimentos planejados para testar se o conhecimento do significado de uma palavra pode influenciar a capacidade de discriminar sons nela presentes. Em um paradigma igual-diferente que requer segmentação explícita, investigou-se a capacidade de comparar consoantes na posição de início em uma pseudopalavra monossilábica antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de uma fase de treinamento em que se atribuíram significados a metade das pseudopalavras utilizadas. Em ambos os experimentos, verificou-se efeito de treino na comparação de segmentos com tempo de resposta reduzido e maior precisão (porcentagem de respostas corretas). Ainda assim, não houve diferença entre as pseudopalavras às quais foram atribuídos significados ou não. Conclusão: Saber o significado de uma palavra não influencia na habilidade de discriminar os sons nela contidos. | pt_BR |
dc.description.resumo | This article reports on three studies designed to test whether knowing the meaning of a word can influence the ability to discriminate sounds in it. In a samedifferent paradigm that required overt segmentation, we investigate the ability to compare consonants in the onset position of a pair of one-syllable pseudowords before (pre-test) and after (post-test) a training phase in which we attributed meanings to half of the pseudowords used. Reduced response time and increased accuracy (percentage of correct answers) in the post-tests revealed a training effect in two experiments. Still, there was no difference between pseudowords to which meanings were attributed or not. Conclusion: Knowing the meaning of a word does not influence the ability to discriminate sounds in it. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caligrama: revista de estudos românicos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Speech perception | pt_BR |
dc.subject | Phoneme discrimination | pt_BR |
dc.subject | Segmentation | pt_BR |
dc.subject | Psycholinguistics | pt_BR |
dc.subject.other | Psicolinguistica | pt_BR |
dc.subject.other | Percepção da fala | pt_BR |
dc.title | Meaning does not affect consonant discrimination accuracy or response time in a same-different segment comparison task | pt_BR |
dc.title.alternative | O significado não afeta a precisão da discriminação de consoantes ou o tempo de resposta em uma tarefa igual-diferente de comparação de segmentos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/18282 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8896-8862 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0988-926X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Meaning does not affect consonant discrimination accuracy or response time in a same-different segment comparison task.pdf | 428.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.