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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tratamento odontológico durante a gestação: conhecimentos e percepções de estudantes de Odontologia
Título(s) alternativo(s): Dental care during pregnancy: knowledge and perceptions among dentistry students
Autor(es): Raíssa Costa Ferreira Elias
Paula Molina Nogueira
Mara Vasconcelos
Lívia Guimarães Zina
Resumen: O tratamento odontológico durante a gestação envolve mitos e incertezas, perpetuados pelo medo dos profissionais em atender gestantes. Poucos cursos de odontologia no Brasil possuem algum tipo de disciplina, projeto, programa ou ação que proporcione a capacitação do graduando para o cuidado dessa paciente. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos acadêmicos de um curso de graduação em Odontologia sobre o atendimento odontológico à gestante e conhecer as necessidades desse grupo quanto ao aprendizado desse tema. Foi aplicado um questionário semiestruturado a todos os alunos matriculados no segundo semestre de 2016 na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. O questionário abordou questões como conhecimentos e expectativas sobre o atendimento odontológico à gestante. Os resultados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, e calculadas estimativas de prevalência. Dentre os 303 alunos que responderam ao questionário, apenas 14% atenderam gestantes durante a graduação. Somente 43% dos estudantes consideraram-se preparados para atender gestante, e 62% relataram ter recebido alguma orientação sobre o pré-natal odontológico durante a graduação, não existindo um conteúdo formal associado a alguma disciplina. Quanto à técnica, os principais problemas encontrados referiram-se ao desconhecimento sobre o uso de medicamentos, anestésicos e procedimentos permitidos. Em conclusão, os estudantes apresentaram deficiências no conhecimento sobre o atendimento odontológico à gestante, e demonstraram interesse em melhorar seu aprendizado nessa área. O ensino da graduação não está preparando adequadamente os alunos para o pré-natal odontológico, reforçando o ciclo de medos e adágios que envolvem esse cuidado.
Abstract: Dental treatment during pregnancy is surrounded by myths and uncertainties, perpetuated by the fear of treating pregnant women. Few dental schools in Brazil include some disciplines, projects, programs, or actions that prepare under graduate students for providing dental care to pregnant women. The aim of this study was to assess the knowledge of undergraduate dental students about the dental care of pregnant women and the needs of these students to learn about this topic. A semistructured questionnaire was applied to all students enrolled for the second semester of 2016 at the Dental School of Universidade Federal de Minas Gerais. The questionnaire contained questions about knowledge and expectations of dental treatment of pregnant women. The results were evaluated by content analysis and prevalence estimates were calculated. Among the 303 students who answered the questionnaire, only 14% attended to pregnant women during their undergraduate course. Only 43% of the students thought they were prepared to treat pregnant women and 62% reported having been given some guidelines on prenatal dental care during their undergraduate studies, with no formal syllabus dealt within any discipline. Regarding technical qualification, the major problems were lack of knowledge about the use of medications, anesthetics, and procedures. In conclusion, students lacked knowledge about dental treatment of pregnant women,but they showed interest in improving their learning in this field. Undergraduate courses do not properly qualify students for prenatal dental care, strengthening the fears and aphorisms surrounding this healthcare service.
Asunto: Gestantes
Assistência odontológica
Conhecimento
Educação em odontologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.553
URI: http://hdl.handle.net/1843/58074
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/553
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da ABENO
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