Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRaíssa Costa Ferreira Eliaspt_BR
dc.creatorPaula Molina Nogueirapt_BR
dc.creatorMara Vasconcelospt_BR
dc.creatorLívia Guimarães Zinapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-22T20:03:33Z-
dc.date.available2023-08-22T20:03:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage114pt_BR
dc.citation.epage126pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.553pt_BR
dc.identifier.issn2595-0274pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58074-
dc.description.abstractDental treatment during pregnancy is surrounded by myths and uncertainties, perpetuated by the fear of treating pregnant women. Few dental schools in Brazil include some disciplines, projects, programs, or actions that prepare under graduate students for providing dental care to pregnant women. The aim of this study was to assess the knowledge of undergraduate dental students about the dental care of pregnant women and the needs of these students to learn about this topic. A semistructured questionnaire was applied to all students enrolled for the second semester of 2016 at the Dental School of Universidade Federal de Minas Gerais. The questionnaire contained questions about knowledge and expectations of dental treatment of pregnant women. The results were evaluated by content analysis and prevalence estimates were calculated. Among the 303 students who answered the questionnaire, only 14% attended to pregnant women during their undergraduate course. Only 43% of the students thought they were prepared to treat pregnant women and 62% reported having been given some guidelines on prenatal dental care during their undergraduate studies, with no formal syllabus dealt within any discipline. Regarding technical qualification, the major problems were lack of knowledge about the use of medications, anesthetics, and procedures. In conclusion, students lacked knowledge about dental treatment of pregnant women,but they showed interest in improving their learning in this field. Undergraduate courses do not properly qualify students for prenatal dental care, strengthening the fears and aphorisms surrounding this healthcare service.pt_BR
dc.description.resumoO tratamento odontológico durante a gestação envolve mitos e incertezas, perpetuados pelo medo dos profissionais em atender gestantes. Poucos cursos de odontologia no Brasil possuem algum tipo de disciplina, projeto, programa ou ação que proporcione a capacitação do graduando para o cuidado dessa paciente. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos acadêmicos de um curso de graduação em Odontologia sobre o atendimento odontológico à gestante e conhecer as necessidades desse grupo quanto ao aprendizado desse tema. Foi aplicado um questionário semiestruturado a todos os alunos matriculados no segundo semestre de 2016 na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. O questionário abordou questões como conhecimentos e expectativas sobre o atendimento odontológico à gestante. Os resultados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, e calculadas estimativas de prevalência. Dentre os 303 alunos que responderam ao questionário, apenas 14% atenderam gestantes durante a graduação. Somente 43% dos estudantes consideraram-se preparados para atender gestante, e 62% relataram ter recebido alguma orientação sobre o pré-natal odontológico durante a graduação, não existindo um conteúdo formal associado a alguma disciplina. Quanto à técnica, os principais problemas encontrados referiram-se ao desconhecimento sobre o uso de medicamentos, anestésicos e procedimentos permitidos. Em conclusão, os estudantes apresentaram deficiências no conhecimento sobre o atendimento odontológico à gestante, e demonstraram interesse em melhorar seu aprendizado nessa área. O ensino da graduação não está preparando adequadamente os alunos para o pré-natal odontológico, reforçando o ciclo de medos e adágios que envolvem esse cuidado.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABENOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestantept_BR
dc.subjectAssistência odontológicapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subject.otherGestantespt_BR
dc.subject.otherAssistência odontológicapt_BR
dc.subject.otherConhecimentopt_BR
dc.subject.otherEducação em odontologiapt_BR
dc.titleTratamento odontológico durante a gestação: conhecimentos e percepções de estudantes de Odontologiapt_BR
dc.title.alternativeDental care during pregnancy: knowledge and perceptions among dentistry studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/553pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0041-0408pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0316-4591pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1842-2300pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.