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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Disfunção do trato urinário inferior e mau desempenho escolar em crianças e adolescentes
Título(s) alternativo(s): Lower urinary tract dysfunction and poor school performance in children and adolescents
Autor(es): Melissa Faria Dutra
Simone Cardoso Lisboa Pereira
Eleonora Moreira Lima
Taciana Maia de Sousa
Luana Caroline Dos Santos
Célia Regina Moreira Lanza
Vanessa de Oliveira Martins Reis
Stela Maris Aguiar Lemos
Mônica Maria de Almeida Vasconcelos
Resumen: Introdução: A disfunção do trato urinário inferior tem sido relacionada a diversas condições, incluindo mau desempenho escolar. Entretanto poucos estudos investigaram essa associação. Objetivo: Verificar a associação entre sintomas do trato urinário inferior e mau desempenho escolar em crianças e adolescentes com baixas condições socioeconômicas. Métodos: Estudo observacional analítico transversal desenvolvido em escolas públicas do Brasil. Foram incluídos 316 estudantes com idades entre 6 e 17 anos. Os dados foram coletados utilizando as seguintes ferramentas: Dysfunctional Voiding Scoring System para rastrear sintomas do trato urinário inferior; Escala Fecal de Bristol para descrição das fezes; Inventário de recursos do ambiente familiar para avaliar o ambiente familiar; Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e questionário para avaliação do desempenho escolar. Resultados: A prevalência de sintomas do trato urinário inferior foi de 49,4% e de atraso escolar foi de 43,9%. A amostra foi composta exclusivamente por famílias de classe socioeconômicas C, D e E. Houve associação significativa entre sintomas do trato urinário inferior e sexo feminino e constipação. Não houve associação significativa entre sintomas do trato urinário inferior e variáveis socioeconômicas e sociodemográficas, assim como com variáveis do desempenho escolar. Conclusões: Embora não se tenha encontrado associação entre sintomas do trato urinário inferior e mau desempenho escolar, a prevalência de atraso escolar e de sintomas de disfunção do trato urinário inferior foi elevada nessa população. Portanto, enfatiza-se a importância de investigação detalhada dos possíveis fatores de risco no contexto escolar.
Abstract: Introduction: Lower urinary tract dysfunction has been linked to several conditions, including poor school performance. However, few studies have investigated this association. Objective: To verify the association between lower urinary tract symptoms and poor school performance in children and adolescents with low socioeconomic conditions. Methods: An observational analytical cross-sectional study was conducted in 316 students aged 6 to 17 years from public schools in Brazil. Data were collected using the following tools: Dysfunctional Voiding Scoring System to screen for lower urinary tract dysfunction symptoms; Bristol Stool Chart to assess constipation; Inventory of family environment resources to raise family environment resources; Word and Pseudoword Reading Competence Test and questionnaires to assess school performance. Results: The prevalence of symptoms of the lower urinary tract was 49.4% and school delay was 43.9%. The sample was composed exclusively by socioeconomic class families C, D and E. There was a significant association between lower urinary tract symptoms and female gender and constipation. There was no significant association between lower urinary tract symptoms and socioeconomic and sociodemographic variables, as well as with variables related to school performance. Conclusions: Although no association was found between lower urinary tract symptoms and poor school performance, the prevalence of school delay and lower urinary tract dysfunction symptoms were high in this population. Therefore, the importance of a detailed investigation of possible risk factors in the school context is emphasized.
Asunto: Adolescentes
Crianças
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.v31supl.10.02
URI: http://hdl.handle.net/1843/58125
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.rmmg.org/artigo/detalhes/3855
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Médica de Minas Gerais
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