Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58129
Type: Tese
Title: Exploring interactions in vehicular networks
Other Titles: Explorando interações em redes veiculares
Authors: Felipe Domingos da Cunha
First Advisor: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
First Co-advisor: Raquel Aparecida de Freitas Mini
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Aline Carneiro Viana
First Referee: Luiz Henrique Andrade Correia
Second Referee: João Guilherme Maia de Menezes
Third Referee: Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo
metadata.dc.contributor.referee4: Leandro Aparecido Villas
metadata.dc.contributor.referee5: Ana Paula Couto da Silva
Abstract: Vehicular Networks (VANETs) have emerged as an exciting research and application area. Increasingly vehicles are being equipped with embedded sensors, processing, and wireless communication capabilities, opening a myriad of possibilities for powerful and potentially life-changing applications for safety, efficiency, comfort, public collaboration, and participation while on the road. Although considered a particular case of a Mobile Ad Hoc Network, VANETS hold a vital feature - the possibility to positively influence people's life decisions. Therefore, these networks present specific features, such as highly dynamic topology and intermittent connectivity due to high-speed vehicles and high vehicle density variation. Therefore, designing any protocol and service in this scenario is challenging. During their trajectories, using interactions among vehicles and roadside units, the vehicles can communicate with one another or with other networks. Moreover, vehicles can perform different activities when interacting with other entities (e.g., mobile devices, sensors). In this work, we study the interactions among the vehicles and the other entities in VANETs. In this context, we intend to understand how these interactions happen to promote better services and protocols for VANETs. Thus, the main contributions of this work are: firstly, we identify the main vehicular network entities and how these entities can interact among themselves. Moreover, we present a description of the different factors that impact those interactions and which application types are produced through those interactions. Then, through complex network concepts and statistical techniques, we present a detailed analysis of vehicular traces found in the literature to characterize vehicle interactions. Through this analysis, we verify that there is an excellent influence on the driver's behavior and routine in vehicular interactions. Also, we present a solution for data dissemination in vehicular networks aware of the interactions and the vehicle's behavior. Simulation results showed that our solution achieves a high delivery rate, reducing the delay and the overhead in the message delivery.
Abstract: Nos últimos anos, as Redes Veiculares (VANETs) surgiram como uma área atraente de aplicação e pesquisa. Cada vez mais os veículos estão equipados com sensores, capacidade de processamento e recursos para comunicação sem fio, que abrem uma gama de possibilidades para aplicações destas redes no dia-a-dia dos seres humanos. Assim, as VANETs têm um grande potencial de mudar a vida de seus usuários, provendo serviços de segurança, informação, localização, entretenimento, conforto, etc. As VANETs se diferenciam das demais redes, pois seu uso pode influenciar fortemente nas decisões dos condutores, evitando a morte de muitas pessoas. Além disso, essas redes apresentam características bem peculiares como: topologia altamente dinâmica, conectividade intermitente, alta velocidade de movimentação dos veículos e grandes variações na densidade de veículos em circulação, que se tornam grandes desafios para o projeto de qualquer tipo de protocolo e serviço. Durante suas trajetórias, por meio das interações entre veículos e as estações de acesso, os veículos podem ser comunicar uns com os outros e com outras redes. Além disso, através das interações com outras entidades (sensores, dispositivos móveis), os veículos podem realizar diferentes atividades. Neste trabalho, estudamos as interações entre os veículos e as demais entidades numa VANET. Neste contexto, pretende-se entender como essas interações acontecem, a fim de prover melhor serviços e protocolos para redes veiculares. Assim, as principais contribuições deste trabalho são: primeiramente, identificamos as principais entidades de uma rede veicular e como elas podem interagir entre si. Além disso, apresentamos uma descrição dos diferentes fatores que têm um impacto sobre essas interações, e os tipos de aplicações que podem ser produzidos através delas. Em seguida, apresentamos a partir dos conceitos de redes complexas e técnicas estatísticas, uma análise detalhada de traces de veículos encontrados na literatura, com o intuito de caracterizar as interações entre os veículos. Através dessa análise foi verificado a existência de uma grande influência do comportamento do condutor e sua rotina nas interações realizadas pelos veículos. Também foi apresentado uma solução para disseminação de dados em redes veiculares ciente das interações existentes e do comportamento dos veículos. Resultados de simulação mostraram que nossa solução alcança uma alta taxa de entrega, reduzindo o atraso e o overhead na entrega das mensagens.
Subject: Computação – Teses
Redes veiculares - Teses
Sistemas de comunicação sem fio – Teses
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58129
Issue Date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
minha_tese.pdf5.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.