Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58140
Type: Monografia (especialização)
Title: Projeto profissional como instrumento de continuidade de jovens no campo. O caso da Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro
Authors: Hélia Cristina Godoi Silva Moreira
First Advisor: Maria Amália de Almeida Cunha
First Co-advisor: João Batista Begnami
Abstract: O presente trabalho buscou compreender como a Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro (EFASB) contribui para o desenvolvimento local nestes sete anos de funcionamento, a partir de sua atuação concreta, por meio da educação que ela oferece. A pesquisa foi desenvolvida com dois egressos da EFASB a partir do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) considerado um dos principais instrumentos da Pedagogia da Alternância nas Escolas Família Agrícola (EFAs). Adotamos a metodologia qualitativa a qual se pautou em dois instrumentos: a análise documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa documental foi feita com o Projeto Politico Pedagógico (PPP), Regimento Escolar, revisões literárias e o Projeto Profissional do Jovem (PPJ). O PPJ está contido no PPP. A entrevista semiestruturada foi aplicada junto a dois jovens do sexo masculino que concluíram o Ensino Fundamental em 2012, os quais escreveram um PPJ e o implementaram em suas propriedades. Os alunos que, geralmente, implementam o PPJ são jovens, fora da faixa etária regular ou seja com idade entre 16,17,18,20 e acima de 20 anos . Os dois jovens, que foram escolhidos são aqueles que de fato fizeram do PPJ um meio de geração de renda e estão evoluindo depois que concluíram o ensino fundamental, aumentando produção, acessando mercado, como feiras livres e políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os dados mostram que, a formação em Alternância contribuiu no processo de produção e no desenvolvimento de novas práticas agrícolas em suas propriedades e seguramente a participação da família foi fundamental para o processo de implantação do projeto dos egressos.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação do Campo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58140
Issue Date: 31-Oct-2014
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Hélia.pdf880.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons