Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58140
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Projeto profissional como instrumento de continuidade de jovens no campo. O caso da Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro |
Authors: | Hélia Cristina Godoi Silva Moreira |
First Advisor: | Maria Amália de Almeida Cunha |
First Co-advisor: | João Batista Begnami |
Abstract: | O presente trabalho buscou compreender como a Escola Família Agrícola Serra do Brigadeiro (EFASB) contribui para o desenvolvimento local nestes sete anos de funcionamento, a partir de sua atuação concreta, por meio da educação que ela oferece. A pesquisa foi desenvolvida com dois egressos da EFASB a partir do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) considerado um dos principais instrumentos da Pedagogia da Alternância nas Escolas Família Agrícola (EFAs). Adotamos a metodologia qualitativa a qual se pautou em dois instrumentos: a análise documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa documental foi feita com o Projeto Politico Pedagógico (PPP), Regimento Escolar, revisões literárias e o Projeto Profissional do Jovem (PPJ). O PPJ está contido no PPP. A entrevista semiestruturada foi aplicada junto a dois jovens do sexo masculino que concluíram o Ensino Fundamental em 2012, os quais escreveram um PPJ e o implementaram em suas propriedades. Os alunos que, geralmente, implementam o PPJ são jovens, fora da faixa etária regular ou seja com idade entre 16,17,18,20 e acima de 20 anos . Os dois jovens, que foram escolhidos são aqueles que de fato fizeram do PPJ um meio de geração de renda e estão evoluindo depois que concluíram o ensino fundamental, aumentando produção, acessando mercado, como feiras livres e políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os dados mostram que, a formação em Alternância contribuiu no processo de produção e no desenvolvimento de novas práticas agrícolas em suas propriedades e seguramente a participação da família foi fundamental para o processo de implantação do projeto dos egressos. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação do Campo |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58140 |
Issue Date: | 31-Oct-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Hélia.pdf | 880.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License