Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58141
Tipo: Dissertação
Título: Formação de leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea
Autor(es): Luciana Prazeres Silva
Primeiro Orientador: Antônio Augusto Gomes Batista
Primeiro Coorientador: Aracy Alves Martins Evangelista
Primeiro membro da banca : Leiva Viana Figueiredo Leal
Segundo membro da banca: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Terceiro membro da banca: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Resumo: Os fatores condicionantes da formação de quatro leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea foram analisados nesta dissertação de mestrado. Os sujeitos eram alunos do Ensino Fundamental em um curso para adultos oferecido pela UFMG. A entrevista semi-estruturada foi utilizada para coletar informações sobre a trajetória de formação dos sujeitos. Construiu-se, inicialmente, uma narrativa sobre a formação de cada um. Posteriormente, foi feita uma análise mais ampla ao comparar as quatro trajetórias. Pode-se afirmar que a formação de leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea não pode ser atribuída a um único fator. Procurou se, assim, compreender a interdependência de fatores, o que nos permitiu visualizar a singularidade de cada caso. A familiarização, a escolarização, o autodidatismo, a inserção no mercado de trabalho e a participação em movimentos sociais foram os condicionantes interdependentes que mais se destacaram no caso das quatro trajetórias analisadas.
Abstract: The conditioning factors of four adult readers with irregular and extemporaneous schooling were analysed on this master’s degree dissertation. These people were students from the elementary school in a course for adults offered by UFMG. A semi-structured interview was used to get information about these people’s journey. Firstly, a narration about each one was written. Then an analysis was made to compare the adult readers. It’s possible to say that the adult readers formation with irregular and extemporaneous schooling can not be related to only one factor. Then we tried to understand the factor interdependences and this allowed us to see the uniqueness of each case. The familiarization, schooling, self education, worh market insertion and social movement participation were the interdependent conditioning factors that were more showed on the four analysed journey.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58141
Data do documento: 25-Abr-2003
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORMACAO_LEITORES_ADULTOS.pdf922.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons