Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antônio Augusto Gomes Batistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4447533228369833pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aracy Alves Martins Evangelistapt_BR
dc.contributor.referee1Leiva Viana Figueiredo Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Isabel Cristina Alves da Silva Fradept_BR
dc.contributor.referee3Maria da Conceição Ferreira Reis Fonsecapt_BR
dc.creatorLuciana Prazeres Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7573596407252963pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T15:41:49Z-
dc.date.available2023-08-23T15:41:49Z-
dc.date.issued2003-04-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58141-
dc.description.abstractThe conditioning factors of four adult readers with irregular and extemporaneous schooling were analysed on this master’s degree dissertation. These people were students from the elementary school in a course for adults offered by UFMG. A semi-structured interview was used to get information about these people’s journey. Firstly, a narration about each one was written. Then an analysis was made to compare the adult readers. It’s possible to say that the adult readers formation with irregular and extemporaneous schooling can not be related to only one factor. Then we tried to understand the factor interdependences and this allowed us to see the uniqueness of each case. The familiarization, schooling, self education, worh market insertion and social movement participation were the interdependent conditioning factors that were more showed on the four analysed journey.pt_BR
dc.description.resumoOs fatores condicionantes da formação de quatro leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea foram analisados nesta dissertação de mestrado. Os sujeitos eram alunos do Ensino Fundamental em um curso para adultos oferecido pela UFMG. A entrevista semi-estruturada foi utilizada para coletar informações sobre a trajetória de formação dos sujeitos. Construiu-se, inicialmente, uma narrativa sobre a formação de cada um. Posteriormente, foi feita uma análise mais ampla ao comparar as quatro trajetórias. Pode-se afirmar que a formação de leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea não pode ser atribuída a um único fator. Procurou se, assim, compreender a interdependência de fatores, o que nos permitiu visualizar a singularidade de cada caso. A familiarização, a escolarização, o autodidatismo, a inserção no mercado de trabalho e a participação em movimentos sociais foram os condicionantes interdependentes que mais se destacaram no caso das quatro trajetórias analisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleFormação de leitores adultos com escolarização irregular e extemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMACAO_LEITORES_ADULTOS.pdf922.66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons