Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58155
Type: Tese
Title: Interface entre o desempenho das universidades federais e o alcance das políticas públicas para o ensino superior: efetividade dos indicadores
Authors: Lilian Tadim Marques
First Advisor: José Roberto de Souza Francisco.
First Referee: Bruno Lazzarotti Diniz Costa
Second Referee: Diana Vaz de Lima
Third Referee: Rosimar de Fátima Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: João Estevão Barbosa Neto
Abstract: O presente estudo se propõe a investigar a relação entre os indicadores do TCU com as políticas de financiamento da educação superior, a política pública de planejamento estabelecida no segundo PNE e seus reflexos no desempenho das instituições federais de ensino superior (Ifes) no Brasil. Com o objetivo de apontar o papel dos indicadores em demonstrar o alcance das políticas públicas, tendo como referência as metas do PNE para o ensino superior, utilizou-se como amostra os dados de 63 universidades federais. Os dados foram coletados a partir dos Relatórios de Gestão das Ifes, informações financeiras do STN, bem como os dados abertos do Censo do Ensino Superior divulgados pelo Inep referentes à graduação e os dados do sistema GeoCapes para pós-graduação. O período analisado foi definido com base na vigência do segundo PNE para a década de 2014 a 2024. Preliminarmente, debateu-se o papel dos indicadores na implementação e avaliação das políticas públicas. Para comparar especificamente a relação dos indicadores do TCU com os indicadores do PNE, foi realizada uma análise de conteúdo. Assim, constatou-se que os indicadores do TCU não estão adequados para demonstrar a contribuição das universidades federais no alcance das metas do PNE, pois a proposta de medição dos indicadores do TCU, quando comparadas com as metas e estratégias do PNE, apresentam indicadores diferentes. Posteriormente, com a finalidade de analisar a relação dos indicadores do TCU com as políticas de alterações orçamentárias, instituídas através dos cortes de recursos impostos pela Emenda Constitucional n. 95/2016, foi aplicado o método de regressão dos Mínimos Quadrados Generalizados (GLS). Os resultados da análise de regressão revelaram uma relação positiva e significativa para três variáveis (CCSEMHU, FEFPESEMHU, GPE) representadas pelos indicadores e demonstraram que à medida que as despesas empenhadas discricionárias aumentaram, esses indicadores também obtiveram aumento. Porém, ao mesmo tempo, para outras quatro variáveis (GEPG, Capes, IQCD e TSG) a análise de regressão apontou uma relação negativa e significativa, demonstrando que mesmo quando ocorreu redução das despesas empenhadas discricionárias, os referidos indicadores apresentaram evolução ou se mantiveram. Tais resultados revelam que as escolhas públicas feitas pelos gestores das universidades federais priorizam as atividades essenciais, pois parcialmente os indicadores de desempenho alcançados pelas instituições têm se mantido. Em seguida, foram levantados os scores para comprovar a eficiência social das universidades federais em relação à contribuição para o alcance das metas 12, 13 e 14 do PNE. Para a meta 12, alcançaram no período estudado de 2014 a 2021 a “faceta eficiente” definida pela DEA, o percentual de 65,07% das DMU da amostra. Tal resultado corrobora os relatórios divulgados pelo Inep, apontando que os objetivos da meta 12 estão longe do alcance de 100%. Para a meta 13, os dados mostram proximidade do alcance da meta desde 2014, de forma que a “faceta eficiente” projetada pela DEA foi superior à meta definida no PNE. Diante dessa condição, as universidades que alcançaram a eficiência para a meta 13, sendo 28,57% das DMU da amostra, representam aquelas que possuem seu corpo docente qualificado muito próximo de 100% de doutores. E para a meta 14, o percentual foi de 36,50% das DMU consideradas eficientes. As demais que não alcançaram a “faceta da eficiente” para a meta 14 alcançaram scores de eficiência na escala de 99%, apontando proximidade de se tornarem eficientes mediante a escala do DEA. Por fim, propôs-se um novo indicador para compor o rol de exigibilidade dos indicadores do TCU, na intenção de apontar o alcance das metas do PNE especificamente para as redes públicas de ensino.
Abstract: This study proposes to investigate the relationship between the TCU indicators and higher education funding policies, the public planning policy established in the second PNE and its impact on the performance of federal institutions of higher education (IFES) in Brazil. With the aim of pointing out the role of indicators in demonstrating the reach of public policies, with reference to the PNE targets for higher education, data from 63 federal universities were used as a sample. Data were collected from the IFES Management Reports, financial information from the STN, as well as open data from the Census of Higher Education released by INEP referring to graduation and data from the GEOCAPES system for post-graduation. The analyzed period was defined based on the duration of the second PNE for the decade from 2014 to 2024. Preliminarily, the role of indicators in the implementation and evaluation of public policies was debated. To specifically compare the relationship between the TCU indicators and the PNE indicators, a content analysis was carried out. Thus, it was found that the TCU indicators are not adequate to demonstrate the contribution of federal universities in achieving the PNE targets, since the proposed measurement of the TCU indicators when compared to the PNE targets and strategies present different indicators. Subsequently, in order to analyze the relationship between TCU indicators and budgetary change policies, instituted through resource cuts imposed by Constitutional Amendment 95/2016, the Generalized Least Squares (GLS) regression method was applied. The results of the regression analysis revealed a positive and significant relationship for three variables (CCSEMHU, FEFPESEMHU, GPE) represented by the indicators, and demonstrated that as discretionary committed expenses increased, these indicators also increased. But at the same time for the other four variables (GEPG, CAPES, IQCD and TSG) the regression analysis pointed to a negative and significant relationship, demonstrating that even when there was a reduction in discretionary committed expenses, the referred indicators showed evolution or were maintained. Such results reveal that the public choices made by managers of federal universities prioritize essential activities, as partially the performance indicators achieved by institutions have been maintained. Then, the scores were raised to demonstrate the social efficiency of federal universities, in relation to the contribution to the achievement of goals 12, 13 and 14 of the PNE. For goal 12, in the period studied from 2014 to 2021, the “efficient facet” defined by the DEA, the percentage of 65.07% of the DMUs in the sample, was reached. This result corroborates the reports released by INEP, pointing out that the objectives of target 12 are far from reaching 100%. For target 13, the data show that the target has been reached since 2014, so that the “efficient facet” projected by the DEA was higher than the target defined in the PNE. Given this condition, the universities that achieved efficiency for goal 13, with 28.57% of the DMUs in the sample, represent universities that have qualified faculty, very close to 100% of doctors. And for goal 14, the percentage was 36.50% of the DMUs considered efficient. The others that did not reach the “efficient facet” for goal 14, achieved efficiency scores on the 99% scale, pointing to the proximity of becoming efficient through the DEA scale. Finally, a new indicator was proposed to compose the list of enforceability of TCU indicators, with the intention of pointing out the achievement of PNE targets specifically for public education networks.
Subject: Políticas públicas
Brasil
Ensino superior
Contabilidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58155
Issue Date: 19-May-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Lilian Tadim Marques.pdf4.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.