Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58158
Type: Dissertação
Title: Corpos que fal(h)am: reconhecimento e politização da vida sob a perspectiva cotidiana de drag queens de Belo Horizonte
Authors: João Henrique Machado Delgado
First Advisor: Alexandre de Pádua Carrieri
First Referee: Rita de Cássia Lucena Velloso
Second Referee: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães
Third Referee: Ana Paula Rodrigues Diniz
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as disputas em torno do reconhecimento e da politização da vida a partir do cotidiano de pessoas que performam drag queens em Belo Horizonte. Por meio da teoria queer, busca-se ressignificar a noção de falha, que é compreendida como um defeito que se pretende reparado. Aqui, o corpo que falha em performar a heterossexualidade e ideias normativos de masculinidade é tido como cerne do processo de teorização que se compromete com a politização do cotidiano. Por meio da crítica da vida cotidiana, busca-se um aparato teórico-metodológico que ofereça uma visão abrangente sobre a relação entre presente, passado e possibilidades de futuro. A partir de noção lefebvriana de modos de vida, as identidades se abrem para processos mais amplos e que afetam a vida como um todo. Com isso, ser/estar/performar drag queen não pode ser compreendido como uma prática com início (montar-se), meio (performar no palco) e fim (desmontar-se), mas como um posicionamento político diante da vida. Com base em oito entrevistas semi-estruturadas com drag queens que começaram a se montar a partir de 2009 e em observações diretas feitas no trabalho de campo, investiga-se os contornos da cena local drag de Belo Horizonte e as disputas em torno do reconhecimento. As análises foram informadas por uma combinação entre a perspectiva lefebvriana sobre a vida cotidiana e uma proposta de analítica queer. Os principais achados dizem respeito à três categorias de análise, que foram criadas com base nas narrativas das entrevistadas: 1) as noções de normatividade e profissionalização drag, que criam estilos drag mais valorizados segundo a lógica de mercado; 2) a tensão entre a visibilidade do corpo drag e a violência contra corpos dissidentes; e 3) a noção de modos de vida drag, que compreende a vivência drag como uma forma de posicionar-se politicamente e que não se limita ao período da montação. Nesse sentido, a drag queen emerge como sujeita política que disputa a cena local e cria possibilidades de um futuro para além da heteronormatividade.
Abstract: This research aims analyzing the disputes over the recognition and politicization of life based on the everyday of people who perform drag queens in Belo Horizonte. Through queer theory, we seek to reframe the notion of failure, which is understood as a shortcoming intended to be repaired. Here, the body which fails to perform heterosexuality and normative ideas of masculinity is core to the theorizing process that engages with the politicization of everyday life. Through the critique of everyday life, we seek a theoretical-methodological apparatus that offers a comprehensive view of the relationship between present, past and future possibilities. Based on the lefebvrian notion of ways of life, identities open up to broader processes that affect life as a whole. With that, being/performing a drag queen cannot be understood as a practice with a beginning (getting into drag), middle (performing on stage) and end (gettint out of drag), but as a political position towards life. Based on eight semi-structured interviews with drag queens who started to do drag from 2009 onwards, and on direct observations made in the fieldwork, we explore the contours of the local drag scene in Belo Horizonte and the disputes over recognition. The analyzes were informed by a combination between the lefebvrian perspective on everyday life and a proposal of queer analytics. The main findings relate to three categories of analysis, which were created based upon the interviewees' narratives: 1) the notions of normativity and drag professionalization, which create more valued drag styles according to market logic; 2) the tension between the visibility of the drag body and violence against dissident bodies; and 3) the notion of drag ways of life, which understands the drag experience as a way of politically positioning oneself and which is not limited to the period they are in full-drag. In this sense, the drag queen emerges as a political subject that disputes the local scene and creates possibilities for a future beyond heteronormativity.
Subject: Identidade de gêneros
Pessoas LGBTQ+
Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58158
Issue Date: 30-May-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - VERSÃO REPOSITÓRIO.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.