Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58184
Type: Monografia (especialização)
Title: Escola Família Agrícola Nova Esperança: um estudo sobre a participação da comissão PRO-EFA
Authors: Wdileia Mendes de Oliveira
First Advisor: Pablo Lima
First Co-advisor: João Begnani
Abstract: Este trabalho apresenta a reflexão acerca da Escola Família Agrícola Nova Esperança: Um estudo sobre a participação da comissão PRO-EFA, localizada no Território do Alto Rio Pardo, no município de Taiobeiras, norte de Minas Gerais. O estudo parte da discussão do Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial - PRONAT, bem como a sua implantação do Território do Alto Rio Pardo, no norte de Minas Gerais. Em seguida, foram discutidos os seguintes assuntos: A Educação do Campo, A Escola Família Agrícola Nova Esperança e seu processo implantação e a participação da comissão PRO-EFA na implantação da Escola Família Agrícola Nova Esperança. Considerando os caminhos metodológicos adotados no presente trabalho, optei por analisar três categorias durante a reflexão da entrevista semi-estruturada que foram: A primeira categoria está voltada para conhecer o perfil dos membros da comissão PRO-EFA, a representação municipal, e a representação da sociedade civil e do poder público. Na segunda categoria buscou-se discutir sobre a participação dos membros na elaboração dos documentos jurídicos e pedagógico que constitui a EFA NE. E a terceira categoria procurou analisar a participação dos representantes em movimentos sociais anterior a sua inclusão na comissão e quais foram a base formativa dos membros da comissão PRO-EFA. A pesquisa ressaltou que a participação da comissão PRO-EFA foi fundamental para efetivação da implantação da EFA NE e da política pública do Território da Cidadania no Alto Rio Pardo. Vale destacar a base formativa dos membros da comissão é produto das experiências que a rede de articulação dos movimentos sociais representa nessa região como sujeitos promotores de agendas públicas e de mudanças sociais, políticas, econômicas e educacionais.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação do Campo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58184
Issue Date: 31-Oct-2014
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