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http://hdl.handle.net/1843/58184
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Escola Família Agrícola Nova Esperança: um estudo sobre a participação da comissão PRO-EFA |
Authors: | Wdileia Mendes de Oliveira |
First Advisor: | Pablo Lima |
First Co-advisor: | João Begnani |
Abstract: | Este trabalho apresenta a reflexão acerca da Escola Família Agrícola Nova Esperança: Um estudo sobre a participação da comissão PRO-EFA, localizada no Território do Alto Rio Pardo, no município de Taiobeiras, norte de Minas Gerais. O estudo parte da discussão do Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial - PRONAT, bem como a sua implantação do Território do Alto Rio Pardo, no norte de Minas Gerais. Em seguida, foram discutidos os seguintes assuntos: A Educação do Campo, A Escola Família Agrícola Nova Esperança e seu processo implantação e a participação da comissão PRO-EFA na implantação da Escola Família Agrícola Nova Esperança. Considerando os caminhos metodológicos adotados no presente trabalho, optei por analisar três categorias durante a reflexão da entrevista semi-estruturada que foram: A primeira categoria está voltada para conhecer o perfil dos membros da comissão PRO-EFA, a representação municipal, e a representação da sociedade civil e do poder público. Na segunda categoria buscou-se discutir sobre a participação dos membros na elaboração dos documentos jurídicos e pedagógico que constitui a EFA NE. E a terceira categoria procurou analisar a participação dos representantes em movimentos sociais anterior a sua inclusão na comissão e quais foram a base formativa dos membros da comissão PRO-EFA. A pesquisa ressaltou que a participação da comissão PRO-EFA foi fundamental para efetivação da implantação da EFA NE e da política pública do Território da Cidadania no Alto Rio Pardo. Vale destacar a base formativa dos membros da comissão é produto das experiências que a rede de articulação dos movimentos sociais representa nessa região como sujeitos promotores de agendas públicas e de mudanças sociais, políticas, econômicas e educacionais. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação do Campo |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58184 |
Issue Date: | 31-Oct-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação do Campo |
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