Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58229
Type: Monografia (especialização)
Title: Curtas-metragens como dispositivos de mediação cultural: um estudo de caso sobre os projetos Cine Escola e Cineminha On-line
Authors: Naiara Rocha Viana
First Advisor: Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santo
First Referee: Fernanda Kelly Brito
Abstract: O cinema possibilita uma experiência estética, potencializadora do imaginário e do pensamento crítico, desempenhando um papel fundamental no ensino/aprendizagem em Arte e na educação de forma geral. O formato curta-metragem, apesar de sua duração limitada, pode ser tão complexo, profundo e significativo quanto um longa-metragem. Ele oferece uma experiência cinematográfica breve, porém intensa, sendo flexível para uso em diversas situações educativas, sejam elas realizadas em ambientes formais, como escolas, ou não formais, como espaços culturais. Esta pesquisa busca demonstrar possibilidades de uso de curtas-metragens como dispositivos de mediação e construção de conhecimento, analisando duas experiências correlatas de mediação que utilizam esse formato, ambas desenvolvidas pela Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado (FCS): Cine Escola e Cineminha On-line. A partir da contextualização dos projetos e da revisão da literatura, serão abordados conceitos como mediação cultural e curadoria educativa, explorando a relação entre a linguagem cinematográfica e a educação. Por fim, o trabalho discute as possibilidades e os desafios na abordagem do cinema na escola, as vantagens da utilização de curtas-metragens nesse contexto e a importância da curadoria e da mediação desses recursos.
Abstract: Cinema provides an aesthetic experience that enhances the realm of imagination and critical thinking, playing a fundamental role in teaching and learning within art education and education in general. The short film format, despite its limited duration, can be as complex, profound and meaningful as a feature-lenght film. It offers a brief yet intense cinematographic experience, being flexible for use in different educational situations, whether performed in formal environments, such as schools, or non-formal ones, like cultural spaces. This research aims to demonstrate the potential of using short films as mediation and knowledge construction devices, analyzing two related mediation experiences that use this format, both developed by the School of Visual Arts at the Artistic and Technological Training Center (Cefart) of the Clovis Salgado Foundation (FCS): Cine Escola and Cineminha On-line. By contextualizing these projects and reviewing the literature, this study adresses concepts such as cultural mediation and educational curatorship, exploring the relationship between cinematic language and education. Finally, the study discusses the possibilities and challenges of incorporating cinema in schools, the advantages of utilizing short films in this context and the importance of curating and mediating these resources.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Cinema - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/58229
Issue Date: 21-Jun-2023
metadata.dc.description.embargo: 21-Jun-2025
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NaiaraRocha_2023.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-06-21
3.49 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.