Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58236
Tipo: Dissertação
Título: Por uma educação antirracista: contribuições do ensino de artes ao ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): For an anti-racist education: contributions of arts education to the school environment
Autor(es): Michelle Pereira Soares
Primeiro Orientador: Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão
Primeiro Coorientador: Flávio dos Santos
Primeiro membro da banca : Camila Rodrigues Moreira Cruz
Segundo membro da banca: Cláudio Emanuel dos Santos
Terceiro membro da banca: Rogério Lopes da Silva Paulino
Resumo: A pesquisa visou investigar estratégias a serem praticadas em sala de aula, como instrumentos de combate ao racismo resistente no ambiente escolar, por meio das contribuições do ensino de artes e tendo como base pressupostos antirracistas. Para isso, a pesquisadora propôs um trabalho de criação artística junto a uma turma de alunos do ensino fundamental, da Escola Estadual Dona Francisca Josina, de Santana do Riacho/MG. Foi desenvolvido a partir da investigação de manifestações culturais afro-brasileiras, a saber o Candombe, a Capoeira e o Samba de Senzala, encontradas no Quilombo do Açude/Jaboticatubas-MG. Foi realizada uma apresentação cênica no final do ano letivo, no âmbito da Feira de Ciências, como resultado dos entendimentos de tudo que foi vivenciado em conjunto entre professora e alunado no decorrer da experiência; esta apresentação conteve a releitura dos materiais estudados, a partir da realidade dos meninos e meninas da turma do 8o. ano A1/2022.
Abstract: The research aimed to investigate strategies to be practiced in the classroom, as instruments to combat resistant racism in the school environment through the contributions of art teaching and based on anti-racist assumptions. For this, the researcher proposed a work of artistic creation with a class of elementary school students, from the Francisca Josina State School, in Santana do Riacho/MG. It was developed from the investigation of Afro-Brazilian cultural manifestations, namely Candombe, Capoeira and Samba de Senzala, found in Quilombo do Açude/Jaboticatubas-MG. A scenic presentation was held at the end of the school year, within the scope of the Science Fair, as a result of the understandings of everything that was experienced together between teacher and student during the experience; This presentation contained the rereading of the materials studied, from the reality of the boys and girls of the class of the 8th. year A1/2022.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Relações étnicas
Racismo
Cultura afro-brasileira
Educação de crianças
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58236
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Por uma educação Antirracista_Versão corrigida.pdf452.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.