Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5506769379877715pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Flávio dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Cláudio Emanuel dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Rogério Lopes da Silva Paulinopt_BR
dc.creatorMichelle Pereira Soarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550958012205789pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-25T14:36:46Z-
dc.date.available2023-08-25T14:36:46Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58236-
dc.description.abstractThe research aimed to investigate strategies to be practiced in the classroom, as instruments to combat resistant racism in the school environment through the contributions of art teaching and based on anti-racist assumptions. For this, the researcher proposed a work of artistic creation with a class of elementary school students, from the Francisca Josina State School, in Santana do Riacho/MG. It was developed from the investigation of Afro-Brazilian cultural manifestations, namely Candombe, Capoeira and Samba de Senzala, found in Quilombo do Açude/Jaboticatubas-MG. A scenic presentation was held at the end of the school year, within the scope of the Science Fair, as a result of the understandings of everything that was experienced together between teacher and student during the experience; This presentation contained the rereading of the materials studied, from the reality of the boys and girls of the class of the 8th. year A1/2022.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa visou investigar estratégias a serem praticadas em sala de aula, como instrumentos de combate ao racismo resistente no ambiente escolar, por meio das contribuições do ensino de artes e tendo como base pressupostos antirracistas. Para isso, a pesquisadora propôs um trabalho de criação artística junto a uma turma de alunos do ensino fundamental, da Escola Estadual Dona Francisca Josina, de Santana do Riacho/MG. Foi desenvolvido a partir da investigação de manifestações culturais afro-brasileiras, a saber o Candombe, a Capoeira e o Samba de Senzala, encontradas no Quilombo do Açude/Jaboticatubas-MG. Foi realizada uma apresentação cênica no final do ano letivo, no âmbito da Feira de Ciências, como resultado dos entendimentos de tudo que foi vivenciado em conjunto entre professora e alunado no decorrer da experiência; esta apresentação conteve a releitura dos materiais estudados, a partir da realidade dos meninos e meninas da turma do 8o. ano A1/2022.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectArte afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titlePor uma educação antirracista: contribuições do ensino de artes ao ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeFor an anti-racist education: contributions of arts education to the school environmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Por uma educação Antirracista_Versão corrigida.pdf452.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.