Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | José Alfredo Oliveira Debortoli | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3718512652007625 | pt_BR |
dc.creator | Marco Aurélio Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T14:42:49Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T14:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2010-05-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58239 | - |
dc.description.resumo | O Objetivo desta pesquisa foi analisar, utilizando como metodologia o estudo bibliográfico, sobre o que se tem produzido na área do lazer, com relação à Educação e o Lazer quais diálogos os temas vem estabelecendo com o campo da Educação Física. A fonte de pesquisa foram livros e periódicos de congressos, seminários, de autores renomados, possibilitando ampliarmos as discussões acadêmicas na formação continuada. A educação física hoje é uma área de conhecimento que tem dialogado com a diversidade cultural através dos sujeitos sócio-culturais. A dimensão do lazer agrega valores e bens culturais que devem ser trabalhados nas aulas de educação física, com a finalidade de re-significarmos, fundamentarmos, esclarecermos e sistematizarmos juntos com os atores sociais, que sofrem e produzem cultura, a possibilidade da vivência do lazer de forma criativa, crítica e autônoma. O exercício da formação da cidadania cultural em conquistar com atitude os tempos e espaços, exercendo o direito à fruição da sensibilidade lúdica e reflexiva promove a produção cultural. As diversas produções culturais fazem parte do cotidiano das escolas e a educação física sabe a importância em discutir sobre esse tema, porque a indústria cultural aliena o lazer e reproduz a ordem social vigente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Lazer | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.other | Lazer | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física | pt_BR |
dc.title | Relacionando lazer e educação: elementos para problematizar a importância da educação física na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Lazer |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EF e Lazer Monografia - Marco A. Reis (TRABALHO CONCLUÍDO 11.pdf | 416.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License